Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Comitiva do CGEE conhece o PCT e convida a Fundação Guamá a apoiar a Iniciativa Amazônia +10

Uma comitiva do Centro de Gestão e Estudo Estratégicos (CGEE) visitou o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) na manhã desta quinta-feira (25) para convidar a Fundação Guamá a apoiar a Iniciativa Amazônia +10, que apoia projetos de pesquisa colaborativa voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na Amazônia.

A comitiva foi recebida pelo professor Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, Organização Social (OS) gestora do PCT.

O CCGE é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e subsidia processos de tomada de decisão em temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, por meio de estudos em prospecção e avaliação estratégica baseados em ampla articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Antônio Galvão e Mariano Macedo, consultores do CGEE, contam que estão visitando Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s) da região Norte para desenvolver um plano de ação fundamentado em temas estratégicos. “Estamos vindo do Amapá e pretendemos cobrir os nove estados da região. Tivemos uma visão detalhada do que é o PCT Guamá e suas principais iniciativas, bem como estrutura e ecossistema. É bastante expressivo, pois proporciona uma ativa contribuição à região amazônica”, comenta Galvão.

Iniciativa Amazônia +10

O Amazônia +10 foi desenvolvido pelos secretários de Estado da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cujo financiamento inicial é de R$ 100 milhões e previsão de alcance de R$ 500 milhões por meio de parcerias público-privadas.

Os investimentos serão destinados a projetos de pesquisas sobre os desafios da Amazônia Legal, que são: a Conservação da Biodiversidade e Mudanças Climáticas; Proteção de Populações e Comunidades Tradicionais; Desafios Urbanos; e Bioeconomia como uma Política de Desenvolvimento Econômico.

A expectativa é aumentar o conhecimento científico por meio de estudos sobre a região e avaliar alternativas de políticas públicas e investimentos privados para melhorar as condições de vida da população amazônica.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados