4ª edição do Exporta Pará está com inscrições abertas para empresas interessadas no mercado internacional
O Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) promovem a 4ª edição do Exporta Pará. O evento tem o objetivo de divulgar as ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), no estado, para incentivar empresas com potencial de exportação e melhorar o desempenho das que já exportam. A transmissão do evento será no dia 23 de novembro de 2021, a partir das 14h30, de forma totalmente online, pelo canal no YouTube da Sedeme e pela plataforma Zoom.
O analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia, André Rodrigues, destaca que a coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia e que o plano será brevemente apresentado durante o Exporta Pará. “O PNCE prevê o mapeamento de competências e requisitos para internacionalização das empresas atendidas, entrega de avaliação de maturidade internacional com detalhamento de pontos fortes e oportunidades de melhoria, e Plano de Ações para Internacionalização personalizado”, pontua o analista.
A Coordenadora de Comércio Exterior da Sedeme, Manuela Ribeiro, ressalta o potencial que o estado do Pará possui para a exportação e destaca a importância de programas como o PNCE para direcionar, estrategicamente, cadeias produtivas no estado. “Nós acreditamos que temos capacidade de ampliar nossa produção para atender o mercado nacional e internacional. Assim, podemos afirmar que compreender a dinâmica de exportação, atuando com as instituições que possuem habilitação técnica, levará o empresariado local a um patamar diferenciado, potencializando seus resultados”, conclui.
Durante esse processo, quem atua no operacional do processo junto às empresas, com atendimento e apresentação da metodologia do PNCE, além de apresentar serviços para o comércio exterior e serviços das instituições parceiras, é o CIN/FIEPA. De acordo com a Coordenadora do Centro, Cassandra Lobato, é necessário transformar a mentalidade do empresário paraense e nortista. “A região norte é a região com menor mentalidade exportadora. Então, a gente precisa, primeiramente, mudar esse pensamento do empresário, para ele ver que tem possibilidade de alcançar mercados alvos no exterior”.
Além da Sedeme, que é a coordenadora local do evento, existem outras 13 instituições que compõem o comitê gestor do PNCE e que oferecem uma série de serviços. São elas: Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Banpará, Correios, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), CIN/Fiepa, Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Ministério da Economia.
Um dos serviços que podem ser acessados, por meio da participação das empresas parceiras no PNCE, é o PEIEX, um programa de qualificação para exportação que a Apex Brasil oferece em todo o país. No Pará, desde 2016, o programa é executado pela Fundação Guamá. Segundo o representante do escritório Apex-Brasil Norte, Essio Lanfredi Neto, o programa visa orientar empresários para o caminho mais adequado dentro do comércio exterior. “O PEIEX oferece 38 horas gratuitas de capacitação customizada às empresas participantes. Isso sem falar no Plano de Exportação customizado formatado ao final da capacitação para um produto de cada empresa, e também a participação na primeira Ação de Exportação (que é uma Rodada de Negócios com Comerciais Exportadoras) que oportuniza o 1° contato direto com compradores exportadores”, explica.
Segundo o coordenador de Transferência de Tecnologia e Negócios, da Fundação Guamá, Milksom Campelo, o PEIEX está na sua terceira versão e essa atualização será apresentada no Exporta Pará, junto a outros serviços da Fundação. “A ideia é apresentar oportunidades, explicar a metodologia, informar como funciona para a empresa poder participar, os perfis, o tempo de qualificação, as oportunidades advindas do processo de qualificação, como as rodadas de negócios, rodadas internacionais, as missões apresentadas pela Apex e trabalho colaborativo que o próprio PEIEX se propõe, por meio da busca de parceiros. A meta para atendimento no Pará é de 125 empresas. Então, a gente vai fazer esse trabalho, tanto de forma remota, quanto presencial”, revela o coordenador.
SERVIÇO:
Para acessar o formulário de inscrição do EXPORTA PARÁ, basta clicar no link abaixo:
https://forms.gle/ayLYWJjAYjL6yWDK9
Texto: Ascom Sedeme