Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Uepa inaugura Laboratório de referência em análise das águas, nesta sexfa-feira, 28

Espaço vai ampliar as ações e pesquisas da Universidade do Estado do Pará, e é o primeiro especializado para análise química dos recursos hídricos

Cerimônia de Inauguração do Laboratório de Água da Amazônia – Labágua, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá).
FOTO: NAILANA THIELY/ ASCOM UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inaugurou, nesta sexta-feira, 28, o Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia, o primeiro de referência especializado em análise química das águas e efluentes. O local está instalado no primeiro piso do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. A proposta foi aprovada em outubro de 2020, em reunião com o Conselho Curador da Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do PCT.

O governador do Pará, Helder Barbalho, em razão da agenda oficial no Marajó, não pôde participar presencialmente da cerimônia, mas, por chamada telefônica, conversou com o público presente à cerimônia de inauguração e agradeceu a parceria da Universidade com o Estado.

“Faço questão de demonstrar a minha gratidão a todos que estão encerrando o mandato e reafirmar o desejo que possamos seguir trabalhando juntos, pois temos muito a fazer em favor do ensino, em favor da Uepa, em favor da nossa juventude e do nosso estado”, afirmou, Helder Barbalho.

Rubens Cardoso, reitor da Uepa

Na ocasião, o reitor Rubens Cardoso, também explicou que “esse laboratório amplia a pesquisa, e a prospecção das questões relacionadas à hidrografia e servirá de apoio para a academia, para os cursos de mestrado e doutorado, mas também a outros órgãos, como a Secretaria de Meio Ambiente, o Ideflor e uma série de políticas públicas e, ao mesmo tempo, prestará serviço à sociedade. Essa ampliação da complexidade traz uma singularidade de poder dar conta desse desafio”.

O espaço será uma ampliação das ações e pesquisas realizadas há mais de 20 anos pelo Laboratório de Hidrocarbonetos (Labohi), do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade. Nesta nova etapa agregará como apoiadora a Fundação

A coordenadora do Laboratório de Água da Amazônia – Labágua, Prof. Hebe Morgane

Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que financiará os investimentos do empreendimento científico. A coordenadora do Laboratório, professora Hebe Morganne, destaca que no local será possível fazer a análise de água tanto para as pesquisas, quanto para o consumidor e a comunidade em geral, além de “formar e fixar profissionais na região para prestar serviços e atender a comunidade. Nós temos uma das maiores bacias hidrográficas do mundo e temos carência de profissionais”.

A direção será feita por uma equipe de professores e pesquisadores da Uepa. Um dos profissionais que irão atuar no Labágua é Ailson Picanço, egresso do curso de Engenharia de Produção da Uepa e que atuou como bolsista de iniciação científica no Labohi durante a graduação. Agora, após cursar o mestrado e doutorado fora de Belém, retorna com boas perspectivas. “As expctativas são as melhores possíveis, tanto para fomentar o desenvolvimento científico e a produção científica, um suporte para a Uepa, quanto para a sociedade, porque grandes e pequenas empresas precisam ter um laboratório de referência para prestar serviço de qualidade de água”.

O Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia é focado nas pesquisas de recursos hídricos, sensoriamento remoto, geoestatística, geoprocessamento e qualidade da água. Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, comentou que “é uma grande satisfação receber a Uepa no PCT porque é uma instituição do Estado e o Parque é um equipamento do governo do estado. Acho que vai ser muito importante porque a Uepa vai conseguir prestar serviços para a sociedade, fundamental para a interface com o mercado e captação de recursos. Estamos todos muito entusiasmados no PCT Guamá com o início das atividades desse laboratório”.

Parque de Ciência e Tecnologia está sob a direção da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, qualificada pelo Governo do Estado do Pará para realizar a gestão do empreendimento. Desde 2009, a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Pioneiro na Amazônia, o PCT Guamá tem como princípio estimular pesquisas, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Texto: Marília Jardim com informações de Nailana Thiely (Ascom/Uepa)
Fotos: Nailana Thiely (Ascom/Uepa)

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados