Lei de Informática e Interatividade, Conectividade e Mobilização Social são os temas dos workshops que serão ministrados nos próximos dias 27 e 28, respectivamente, no prédio Espaço Inovação, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). As ações são gratuitas e têm o objetivo de estimular o desenvolvimento do empreendedorismo inovador na região. As inscrições podem ser feitas na internet.
No dia 27, das 18h30 às 20h45, o workshop Lei de Informática, promovido em parceria com a empresa Inove Amazônia e a Associação das Empresas Paraenses de Software e TIC (ParaTIC), aborda conhecimentos sobre a Lei nº 8248/ 91, que concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia (áreas de hardware e automação) que tenham por prática investir em pesquisa e desenvolvimento.
Os aspectos gerais da lei serão apresentados pela advogada especialista em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual Thais Haber. Também serão registrados o posicionamento das empresas paraenses, representadas pela ParaTIC, e a visão de pesquisadores que trabalham na área. A ação é voltada para empresários do setor de tecnologia da informação e comunicação e tem o objetivo de nivelar os conhecimentos e mostrar os incentivos fiscais.
“A lei em questão é federal, mas abre o debate para os incentivos praticados no Estado. Essa é a primeira de uma série de atividades voltadas para o fortalecimento da articulação do arranjo produtivo local de software, que tem o PCT Guamá como ponto focal. Ao longo do ano vamos promover workshops com outras temáticas relevantes aos empresários do setor”, informa o coordenador de Atração e Consolidação de Empreendimentos do PCT Guamá, Milksom Campelo.
No dia 28, das 15h às 18h, o Espaço Inovação recebe o workshop Interatividade, Conectividade e Mobilização Social, em parceria com a Natura. Na programação será apresentado o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Local da empresa, desenvolvido em Benevides, Marituba, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará e Mosqueiro.
O objetivo é aproximar empresas ou grupos de desenvolvedores da Natura e do parque tecnológico, a fim de estimular ideias sobre softwares de conexão que resolvam problemas locais, principalmente por meio do desenvolvimento de aplicativos e estratégias de gamificação, metodologia que usa elementos de jogos para engajar pessoas para atingir um objetivo. O workshop é voltado para desenvolvedores, professores e estudantes de ciências da computação e áreas correlatas.
O diretor presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, ressalta que ações desta natureza estimulam o fortalecimento da inovação no Estado. “Os eventos têm o objetivo de integrar os diferentes públicos que trabalham com empreendedorismo inovador, fortalecendo o networking qualificado. Ao longo do ano desenvolveremos outras ações para incentivar cada vez mais a participação da sociedade nos espaços do parque tecnológico”, informa.
Serviço:
Workshop Lei de Informática.
Dia 27, das 18h30 às 20h45
Local: auditório do prédio Espaço Inovação.
Inscrições gratuitas aqui.
Workshop Interatividade, Conectividade e Mobilização Social.
Dia 28, das 15h às 18h,
Inscrições gratuitas aqui.
O Espaço Inovação fica no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (Avenida Perimetral, km 1, s/n). Mais informações: (91) 3321-8900.
Por Juliane Frazão