Demandas e serviços em biotecnologia, TIC e tecnologia social são cadastrados no estande do PCT Guamá na FIPA 2013
Demandas e prestadores de serviços nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação (TIC), tecnologia social e empreendedorismo inovador foram cadastradas no primeiro dia da ação I Conect, desenvolvida pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) em estande na XI Feira da Indústria do Pará (XI FIPA), que começou na última quarta-feira (22) e segue até sábado (25/5), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
Por meio da ação I Conect, o PCT Guamá está realizando um pré-levantamento das demandas tecnológicas da cadeia produtiva do Pará para conhecer as necessidades de inovações em setores como alimentação, agroindústria, petroquímica, mineração e construção civil. Na ocasião, também estão sendo cadastrados potenciais prestadores de serviços que podem atender ao setor. As demandas e prestadores de serviços estão sendo incluídas na rede virtual I Conect, que tem como objetivo dar visibilidade às solicitações e, com o apoio de interface do PCT Guamá, viabilizar soluções tecnológicas para estas demandas.
No estande também estão sendo apresentados os serviços de apoio à gestão inovadora viabilizados pelo PCT Guamá, as oportunidades de lotes para basear empreendimentos com focos tecnológicos no parque paraense e as possibilidades de cooperações técnicas nas áreas de empreendedorismo inovador, tecnologia ambiental, biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação e tecnologia mineral.
Inovação – O PCT Guamá tem sede em Belém (PA). Este ambiente de inovação oferece oportunidades para empreendimentos transformarem pesquisa em produto ou aprimorarem processos produtivos com o apoio de pesquisas científicas, aproximando espaços de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e ensino) do setor produtivo, estimulando a sinergia entre empresas, tornando-as mais competitivas. Tem as áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral como prioritárias para negócios e pesquisas de base tecnológica.
A gestão do PCT Guamá cabe à Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta ainda com aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Museu Paraense Emilio Goeldi, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).
Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá