Parque de Ciência e Tecnologia Guamá levantará demandas tecnológicas do setor produtivo na XI Feira da Indústria
As demandas tecnológicas do setor produtivo do Pará serão cadastradas no estande do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) durante a XI Feira da Indústria do Pará (FIPA), que será realizada de 22 a 25 de maio no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O parque paraense estará com uma equipe voltada para conhecer as necessidades de inovações em diversos setores da indústria do estado como agroindústria, alimentação, mineração e construção civil.
As demandas cadastradas serão incluídas na rede social I Conect, ferramenta de comunicação virtual que dá visibilidade às solicitações da cadeia produtiva e às soluções tecnológicas para o setor. “Muitas tecnologias desenvolvidas em instituições de pesquisa da região podem atender as demandas e melhorar a competitividade do setor produtivo”, comenta Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.No estande também serão apresentadas as oportunidades de serviços para empreendimentos e cooperações técnicas nas áreas de empreendedorismo inovador, tecnologia ambiental, biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação e tecnologia mineral.
O PCT Guamá visa contribuir para um modelo de desenvolvimento baseado numa economia verde e orientada à inovação. Viabiliza a interface entre laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), empresas de base tecnológica e a indústria na busca por soluções inovadoras para o setor. Além dos nove laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Embrapa Amazônia Oriental, estão em fase de projeto e implantação no PCT Guamá o Instituto Tecnológico Vale (IT Vale), a Parafarma, o Amazon Fer, o Instituto SENAI de Inovação e o Centro de Acreditação de Laboratórios do Inmetro-PA.
Rede – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emilio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA, da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa).
Visite o estande do PCT Guamá
Pátio da Indústria, nº 60. De 22 a 25/5, das 17h às 22h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia (Av. Dr. Freitas s/n – Marco).