Residentes do PCT Guamá

Confira a perspectiva de empreendedores e pesquisadores

que fazem o PCT Guamá acontecer

Convidados

Desafios e expectativas de autoridades e personalidades

que ajudaram a implantar o primeiro PCT da região Norte

Descrição dos Vídeos dos Residentes

Coordenador de Integração da EETEPA Dr. Celso Malcher, Andrey Rabelo destaca a parceria entre a Fundação Guamá e os residentes do PCT Guamá no apoio de ações formativas realizadas pela escola, que tem a sua sede instalada na área do parque tecnológico.

Diretor Administrativo da Microdata, empresa residente no PCT Guamá desde 2019, Ivan Santos pontua a relação a positiva entre a empresa e a organização gestora do PCT Guamá.

Coordenador do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA), Hervé Rogez destaca algumas conquistas do centro de pesquisa ao longo da história do parque tecnológico.

Coordenadora do Ceamazon, centro de pesquisa instalado no PCT Guamá, e membro do grupo multisdiplinar que criou a Fundação Guamá, Maria Emília Tostes relembra a origem do parque tecnológico.

Coordenador do Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs/UFPA), laboratório implantado em 2020 no PCT Guamá, Raul Nunes pontua as expectativas para o estabelecimento de parcerias em prol do desenvolvimento do Estado.

Walter Oliveira Jr. é CEO da Inteceleri, uma das primeiras empresas a residir no PCT Guamá

Descrição dos Vídeos dos Convidados

Reitor da Universidade Federal do Pará (2001 – 2009) e titular da Sectet (2011-2012 e 2015-2018), Alex Fiúza de Mello relembra o início do PCT Guamá, ainda em 2001, no momento de definição de seu plano de desenvolvimento institucional pela UFPA.

Alex destaca o trabalho coletivo que atravessou reitorias, sem problemas de continuidade e, sobretudo, governos de diferentes partidos.

Presidente da Fundação Guamá entre os anos de 2010 a 2018, Antônio Abelém relembra os desafios do período de implantação do PCT Guamá.

Presidente da Associação Paraense de Tecnologia e Inovação (Açaí Valley), Antônio Correa relembra parceria e celebra os 10 anos do PCT Guamá.

Titular da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy relembra o início do projeto PCT Guamá, momento que acompanhou enquanto reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Guamá e professor do Departamento de Economia da UFPA, Douglas Alencar destaca a interface entre o PCT Guamá, universidades e Governo. Também pontua a importância da instituição para que, em um futuro próximo, o estado do Pará esteja na vanguarda da bioeconomia.

Edervaldo Teixeira - Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil

Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho destaca o protagonismo da universidade no apoio à inovação e ao empreendedorismo.

Primeiro diretor presidente da Fundação Guamá, Geraldo Narciso destaca que o PCT Guamá foi o maior empreendimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) já realizado pelo Governo do Estado, em conjunto com as duas maiores instituições de ensino e pesquisa da região.

Colaboradora da então Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no momento de criação do PCT, Gisa Bassalo relembra o início do plano de implantação do parque tecnológico, em 2004, e marcos iniciais do projeto.

Diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), Gonzalo Enríquez destaca a parceria entre as instituições para a promoção da inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo.

Reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho destaca as possibilidades de interação entre a Ufra e o PCT Guamá.

Reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso reflete sobre o papel do parque tecnológico no ecossistema da pesquisa e empreendedorismo inovador.

Diretor Superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno destaca a parceria das instituições para o desenvolvimento de pequenos negócios inovadores e tecnológicos.