Demandas tecnológicas do setor produtivo são levantadas pelo PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments



Demandas tecnológicas do setor produtivo são levantadas pelo PCT Guamá


Dezenas de visitantes entre empreendedores de pequeno, médio e grande porte, pesquisadores e consultores da área de empreendedorismo conheceram as oportunidades do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) apresentadas em estande durante a XI Feira da Indústria do Pará (FIPA) entre os dias 22 e 25 de maio no Hangar Centro de Convenções e Feiras. Na ação I Conect foram realizados 80 cadastros de demandas tecnológicas do setor produtivo nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia, tecnologia ambiental, tecnologia mineral e tecnologia social.

Esta ação visa aproximar o setor produtivo de empresas de base tecnológica e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que podem prover soluções a várias demandas de inovação tecnológica da área industrial. No estande do PCT Guamá também teve oportunidade para pesquisadores empreendedores desenvolverem parcerias como Adalbery Castro, do Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados da UFPA (LASSE-UFPA), que faz parte de uma equipe que trabalha com sistemas embarcados; e Lauro Souza Neto, formado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), que desenvolve tecnologia na construção de impressoras 3D para a geração de protótipos em Belém (PA). A parceria é para a apresentação e posterior compartilhamento desta tecnologia ao LASSE. Durante os cadastros da ação I Conect, também foi possível viabilizar interfaces imediatas entre empreendedores como Fabiane Pinheiro, que tem projeto na área de reciclagem de resíduos; e Silvio Pompeu, que também busca parceria para desenvolver iniciativa nesta área.

Inovação – O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará.

Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *