Acadêmicos de vários cursos participam de Oficina de Reciclagem de Materiais no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

 

Acadêmicos de vários cursos participam de Oficina de Reciclagem de Materiais no PCT Guamá

 

A Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) começou na manhã desta segunda-feira (4/6) com a Oficina de Reaproveitamento e Reciclagem de Materiais, que reuniu estudantes de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Comunicação e Serviço Social no Laboratório de Instalações Elétricas do Centro de Excelência e Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), no PCT Guamá.

Os ministrantes Carmem Dias, professora coordenadora do Sublaboratório de Eco-compósitos da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA, e Luiz Lopes, estudante de graduação que desenvolve pesquisas neste sublaboratório, falaram sobre as etapas de identificação, seleção e triagem de materiais adequados ao processo de reciclagem, ensinando ao grupo a transformar estes materiais em novos produtos, por meio do manuseio dos equipamentos utilizados para a reciclagem.  

“A dinâmica da oficina foi uma oportunidade para conhecermos melhor o conceito de reciclagem e experimentarmos na prática as várias possibilidades de reutilização de materiais, que geralmente são descartados, sem o devido cuidado, no meio ambiente”, comentou Emanuele Corrêa, graduanda de Comunicação Social (Jornalismo).

 

 

Sustentabilidade – A programação da Semana de Meio Ambiente da UFPA, parceria entre a Prefeitura da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto,  da UFPA, e o PCT Guamá, segue nesta terça-feira (5/6), Dia do Meio Ambiente, com o debate “UFPA Sustentável: Caminhos para a Construção de uma Universidade Solidária e Sustentável”, que reunirá o pesquisador Antônio Abelém, diretor presidente do PCT Guamá, e os técnicos da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura, Adnilson Igor Martins da Silva, Gabriel Hiromite, Jaqueline Sarmento e Lúcia de Fátima Almeida, para lançar propostas que contribuam para envolver todas as unidades em prol de uma universidade mais sustentável. O evento ocorrerá, das 9h às 11h, no auditório do CAPACIT.

Uma caminhada, plantio de mudas e sementes, completam, no dia 6/6, a partir das 8h, no PCT Guamá, a Semana do Meio Ambiente da UFPA, com expectativa de reunir a comunidade acadêmica nesta ação simbólica para reforçar o valor da construção de uma universidade mais solidária e sustentável e o potencial da biodiversidade da Amazônia Paraense que, aliada às pesquisas em biotecnologia, transforma-se em fonte de maior valor agregado para o desenvolvimento da região.

Serviço

 

 

O debate “UFPA Sustentável: Caminhos para a Construção de uma Universidade Solidária e Sustentável”, no CAPACIT (segundo portão da UFPA), e a caminhada no PCT Guamá são abertos à comunidade acadêmica. A concentração para a caminhada ocorrerá às 8h, em frente ao Ceamazon (quarto portão da UFPA). Mais informações: (91) 3221-8910 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *