Startups paraenses apresentarão iniciativas inovadoras no Brazilian Applications Seminar (BRAPPS)
As startups paraenses Rota Urbana e InClub participarão da segunda edição do Brazilian Applications Seminar (BRAPPS), um dos maiores eventos de conteúdo mobile da América Latina, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril na Arena Brasília (Shopping Iguatemi), em Brasília (DF). Estas startups paraenses foram selecionadas para participar com estandes e pitches no Startup Alley do evento, que é um espaço que permite aos empreendedores demonstrar suas propostas, interagir com o público visitante e outros empresários que estarão no evento buscando oportunidades de novos negócios e investimentos. Todas as startups do espaço Alley do BRAPPS também concorrem ao prêmio de R$ 20 mil e a uma viagem ao Vale do Sílicio (EUA). Uma listagem com todas as outras startups de todo o Brasil está disponível em http://brappsbrasil.com/startup-alley-conheca-as-participantes/.
A startup Rota Urbana (www.rotaurbana.net.br) foi iniciada em 2013 e, em parceria com a empresa paraense Execute Soluções em TI (http://executeti.com.br/), vem expandindo uma plataforma para registro e compartilhamento colaborativo de rotas relacionadas à mobilidade urbana. “Durante o evento, a equipe do Rota Urbana vai realizar o registro de rotas de Brasília na plataforma, lançando oficialmente o suporte ao registro de rotas em qualquer cidade do Brasil. Antes, o sistema só funcionava na cidade de Belém como parte da estratégia de evolução e validação da proposta baseada em crowdsourcing”, comenta Adailton Lima, da equipe da Rota Urbana.
A startup InClub (http://inclub.me/) foi a grande vencedora do primeiro Startup Weekend Belém (SWBelém), que aconteceu nos últimos dias 11, 12 e 13 de abril, organizado por empreendedores locais e com o apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). Como parte da premiação, ganhou o espaço no BRAPPS para já buscar parcerias e demonstrar seu projeto num grande evento nacional. Parte da equipe, que, ao todo, reúne Alexandre Ramôa, Vilson Vicente, Adriana Camarão e Hanna Camylle, estará no evento com um estande interativo, levando uma simulação gráfica sobre a plataforma InClub, que vai permitir que pessoas com deficiência, seus pais ou amigos encontrem outras pessoas com histórias de vida parecidas e que possam trocar informações e encontrar serviços especializados no lugar onde vivem. “Vamos apresentar de maneira didática o passo a passo da ferramenta, como funcionará a dinâmica dos grupos e como encontrar profissionais e serviços especializados”, comenta Alexandre Ramôa.
Membros de outras startups criadas no último SWBelém também vão participar do evento para buscar networking e conversar com outros empreendedores e investidores sobre seus projetos. Entre as quais, estão as startups Severino (http://www.chamaoseverino.com.br/) e Melhor Preço (http://melhorpreco.co/), que, respectivamente, conquistaram o segundo e terceiro lugares no evento. Os organizadores do SWBelém, Eduardo Guerra, Marcelo Malcher e Marcell Almeida, também vão participar do BRAPPS 2014.
Programação – O BRAPPS proporciona a oportunidade do público conhecer tendências, cases e produtos, além de estabelecer um ambiente que facilita a aproximação e a geração de negócios entre empreendedores e investidores.Este evento reúne investidores, desenvolvedores e líderes empresariais numa programação que envolve palestras com foco mobile, startups, feira de exposição, hackathon (espaço que tem como objetivo criar um aplicativo mobile, seguindo o tema “Cidades Inteligentes”) e ações de empreendedorismo digital. O ator Luigi Baricelli, que também é empreendedor, investidor e apaixonado por tecnologia, será o mestre de cerimônia do evento. Contratado pelo #BRAPPS, ele irá doar todo seu cachê para uma startup de impacto social que estará no evento.
Texto: Solange Campos – ASCOM – PCT Guamá