PCT Guamá atualiza interface com empreendedores, gestores de ambientes de inovação
e investidores no Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas
Durante a XXIII edição do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadora de Empresas, a equipe do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) participou, nesta segunda-feira (14/10), do Seed Fórum Internacional e do Fórum de Internacionalização de Empresas Inovadoras, que também reuniram gestores de ambientes de inovação, empreendedores e investidores do Brasil e de outros países no Porto Digital, em Recife (PE).
No Seed Fórum Internacional, empresas inovadoras previamente selecionadas tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios para potenciais investidores como fundos de investimentos, investidores corporativos e investidores anjo de diferentes países. No Fórum de Internacionalização de Empresas Inovadoras, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentaram a plataforma do Sistema de Apoio à Internacionalização de Empreendimentos Inovadores, chamada Land2Land. Na ocasião, também foram apresentados casos de sucesso de internacionalização de empresas relatados por empreendedores que tiveram experiências positivas no Brasil e no exterior.
O XXI Workshop Anprotec, que discutiu políticas de apoio e fomento aos ambientes de inovação no Brasil; o Fórum de Empresas Graduadas, que contou com a participação da empresária paraense Fátima Chamma, da Chamma da Amazônia (Biotecnologia) e de representantes da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará; o Fórum Sebrae de Inovação e o Minicurso Parques Inteligentes completaram a programação desta segunda-feira do evento.
Divulgação – Para o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, além do evento estar sendo uma oportunidade para a troca e atualização de experiências e desafios para o movimento do empreendedorismo inovador, é uma prévia para convidar o público a participar da próxima edição do evento, que ocorrerá de 22 a 26 de setembro de 2014 em Belém. “Montamos um estande para divulgar o parque tecnológico paraense, a partir desta terça-feira, e engajar o público a participar da programação que já estamos preparando para o próximo ano, cujo foco será a inovação a serviço da biodiversidade”, adianta o gestor do PCT Guamá.
Depois das atividades de pré-conferência, a equipe do PCT Guamá participou do lançamento do livro “Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil”, de autoria de Silvio Meira, cientista-chefe do CESAR e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital.
Realizado até o dia 17/10 pela IASP, Anprotec e Sebrae e organizado pelo Porto Digital, o Seminário Nacional, paralelo à conferência internacional de parques tecnológicos, é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), apoiado pelo CNPq e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife, do BNDES, Chesf, CNI, FINEP, ABDI e FACEPE.
Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, Rede Namor, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Programa Redes, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa)
Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá/ Comunicação Anprotec