Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Governador Helder Barbalho visita o PCT Guamá na tarde desta quinta

Governador Helder Barbalho visitou o PCT Guamá na tarde desta quinta. Imagem: Ricardo Amanajás/AgênciaPará

Belém, 03 de outubro de 2019 – Na tarde desta quinta, 03, o governador Helder Barbalho esteve no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, onde conheceu laboratórios e negócios inovadores nas áreas da ciência, da tecnologia e da biodiversidade regional.

Articulada por Carlos Maneschy, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a agenda incluiu a visita a dois laboratórios e duas empresas de base tecnológica.

O objetivo foi apresentar o parque a outros secretários e ao governador, discutir os projetos que nós temos encaminhados aqui e, ao mesmo tempo, a partir desta visita, possibilitar a compreensão deste projeto extraordinário e estratégico para o Estado”, declarou o secretário no início da agenda.

No primeiro laboratório visitado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica, a comitiva do governo conheceu parte das tecnologias de baixo custo e com capacidade de ampliar o acesso à telefonia e internet em locais remotos, assim como dispositivos com capacidade de beneficiar os setores do meio ambiente e da segurança pública, entre outros.

No segundo, o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia, foi possível acompanhar como são feitas algumas análises do açaí e do cacau com fins mercadológicos, com resultados capazes de beneficiar toda a cadeia produtiva de ambos os produtos.

Tecnologias da Informação e da Comunicação desenvolvidas no parque foram apresentadas à comitiva de governo. Imagem: Ricardo Amanajás/ Agência Pará.

Também foram apresentadas as instalações da Karajaz e da Inteceleri, empresas tecnológicas com foco nas áreas da produção industrial de joias e de processos de aprendizagem em educação, respectivamente.

Ao final da visita o governador Helder Barbalho ressaltou a importância de conhecer todas as vertentes e vocações exploradas pela agenda do parque tecnológico, primeiro e único em operação no Norte do Brasil.

Tive a oportunidade de reafirmar a crença de que o conhecimento, a ciência, a pesquisa são caminhos absolutamente estratégicos para que possamos alcançar a diversificação econômica, o aproveitamento da nossa biodiversidade, o fortalecimento da bioeconomia, além, claro, da produção tecnológica. Isto faz do PCT Guamá uma referência valorizada pelo nosso governo e, acima de tudo, a certeza de que aqui nós estaremos ampliando não apenas novas oportunidades, mas fortalecendo a economia paraense”, afirmou.

Participaram da visita o reitor da UFPA, Emanuel Tourinho, o vice-governador Lúcio Vale, os titulares das Secretarias de Meio Ambiente (Semas), Mauro Ó de Almeida, de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, da Secretaria de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, e o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Orçamento, Adler Silveira, entre outras autoridades. Os executivos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), Rubens Magno, e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), Marcos Antônio Brandão da Costa, também integraram a comitiva do governo.

Confira alguns dos principais momentos da visita:

 

Agenda foi articulada pelo titular da Sectet, Carlos Maneschy. Imagem: Ricardo Amanajás/ Agência Pará

 

O diretor-presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, apresentou o PCT Guamá à comitiva. Imagem: Ricardo Amanajás/ Agência Pará

 

Robótica e miriti foram os componentes do miritrônica. Imagem: Ricardo Amanajás/ Agência Pará

 

Pesquisas sobre o cacau foram apresentadas ao governador. Imagem: Ricardo Amanajás/ Agência Pará

 

Produzir joias em escala industrial é um dos objetivos da Karajaz, empresa visitada pela comitiva de autoridades. Imagem: Ricardo Amanajás/ Agência Pará

 

Óculos de realidade virtual de miriti foram desenvolvidos pela Inteceleri, empresa residente do PCT Guamá. Imagem: Ricardo Amanajás/ Agência Pará
Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados