Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Programa Ciência na Escola está com inscrições abertas

Lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Ciência na Escola (PCE) está com inscrições abertas. O objetivo do programa é incentivar a interação entre docentes e discentes de escolas de Educação Básica e de Instituições de Ensino Superior, espaços de Ciência e outras instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em busca de aprimorar o ensino de Ciências em escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, o Programa Ciência na Escola promove quatro ações simultâneas em instituições por todo o país para capacitar profissionais para atuar como mediadores entre o ensino básico e o superior: a Chamada Pública para Instituições, a Chamada Pública para Pesquisadores, a Olimpíada Nacional de Ciências e a Especialização a Distância em Ensino de Ciências.

Chamada para Instituições – Serão selecionadas redes de Instituições de Ensino Superior de alcance regional, interestadual ou estadual, para ser aplicado apoio financeiro. As instituições devem propor o aprimoramento de redes na Educação Básica com foco nos anos finais do Ensino Fundamental/Médio.

Serão disponibilizados até 20 milhões de reais para propostas regionais que envolvam três Unidades da Federação de uma mesma grande região do País; até dez milhões de reais para propostas interestaduais, que envolvam ao menos duas Unidades da Federação de uma mesma grande região do País; e até quatro milhões de reais para propostas de abrangência estadual, com uma Unidade da Federação. A submissão de propostas para a seleção de redes pode ser feita aqui, até 24 de junho de 2019.

As redes devem ser obrigatoriamente coordenadas por uma universidade federal, que será a responsável pela proposta na chamada. Será aceita apenas uma proposta e, no caso de duas ou mais serem submetidas por uma mesma instituição, será efetivada apenas a última. Se houver propostas idênticas com diferentes requisitantes, todas serão desclassificadas. Mais informações no link.

Chamada para Pesquisadores – A chamada é voltada para propostas apresentadas por pesquisadores vinculados a instituições sem fins lucrativos de ensino superior ou de pesquisa. A proposta deve visar à realização de atividades práticas nas escolas, com o desenvolvimento de produtos focados no ensino de Ciências e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do País que concordem com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade. A submissão dos projetos será feita no site.

Para ser aceita, a proposta tem que ser formulada conjuntamente por pesquisadores e professores de escolas da Educação Básica que tenham doutorado, promovendo conhecimento, aproximação e troca de experiência entre os dois grupos. O início da submissão ocorrerá dia 6 de julho, e a data limite para submeter propostas é dia 20 de agosto.

Os projetos aprovados irão abranger temas como ensino aprendizagem, formação de professores, tecnologias educacionais, materiais didáticos, objetos educacionais, infraestrutura escolar e tecnologias e modelos para ações inclusivas no ensino de Ciências. Outras informações aqui.

Ciência é Dez – É um curso de especialização na modalidade ensino a distância (EAD), para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino e dando aulas de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O programa possui garantia da Capes e certificação do MEC, com as instituições públicas de ensino parceiras e aborda quatro eixos temáticos: vida, ambiente, universo e tecnologia.

O público-alvo são os professores da rede pública do Ensino Fundamental de instituições federais, estaduais ou municipais. O curso tem como base o ensino de Ciências por investigação e propõe novos desafios e reflexões sobre a prática pedagógica. As inscrições terão inicio em setembro, e as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação de professores da Educação Básica. Mais informações aqui.

Olimpíada Nacional de Ciências/2019 – A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma forma de incentivar os estudos de alunos em geral e descobrir novos talentos. As provas da ONC vão contemplar as disciplinas de Física, Química, Biologia e Astronomia e tem o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências e Tecnologias e proporcionar desafios aos alunos visando ao aprimoramento de suas formações.

As inscrições ocorrem até dia 6 de agosto e podem ser feitas aqui. A participação na ONC é isenta de taxas para as escolas, que se inscrevem por meio de seus representantes, e para os alunos, regularmente matriculados na rede pública do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental e para estudantes da 4ª série do Ensino Técnico que não tenham ingressado em curso superior. Para informações adicionais, acesse aqui.

Serviço:
Programa Ciências nas Escolas – Chamada Pública MCTIC-MEC
Mais informações acesse o site do programa.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados