Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

BioTec-Amazônia realiza reunião do Conselho de Administração

Na reunião, foi assinado protocolo de intenções com a Faepa e os conselheiros aprovaram a prestação de contas das atividades da OS.

“As organizações sociais são parceiras do Estado dentro de um contrato de fomento e isso não é muito fácil de gerenciar. É uma forma de parceria. É uma maneira que o Estado moderno tem de chamar entes privados para junto com os entes estaduais, federais e da União e, de uma maneira geral, constituir parcerias desse tipo”. Foi o que destacou o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, com sede em Brasília (DF), Márcio de Miranda Santos, que, na condição de relator no Conselho de Administração da Organização Social BioTec-Amazônia, analisou do Relatório de Execução do Contrato de Gestão da BioTec-Amazônia, no dia 25 de fevereiro de 2019, no Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá, em Belém (PA).

O diretor-presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, realizou reunião do Conselho de Administração para julgamento e apreciação do Relatório Anual – Ano 2018 no qual destaca ações, metas e atividades organizadas em cinco eixos para alcance de objetivos a médio e longo prazo. Além do Relatório, a reunião também designou a diretoria técnico-científica da Organização Social BioTec-Amazônia; analisou a proposta de regimento interno da BioTec-Amazônia; a prestação de contas do exercício de 2018; a proposta de orçamento anual e a criação da Rede de Laboratórios – Rede BioTec-Amazônia.

O parecer sobre o Relatório de Execução, destacado por Márcio Santos – CGEE, acentua que o trabalho já realizado no primeiro ano de gestão foi de fundamental importância para o caminho que a BioTec-Amazônia desenha para os próximos anos. “O relatório mostra a importância de uma instituição como a BioTec-Amazônia, na proporção da inovação, e ela atuando entre todos os atores do sistema, particularmente dos sistemas estratégicos, empresas, universidades, instituições de ciência e tecnologia, os atores de governo que é uma tarefa que os sistemas de inovação moderno aprenderam a valorizar”.

A reunião recebeu, também, o representante do Conselho de Apoiadores da BioTec-Amazônia, José Olímpio Bastos, e os membros do Conselho de Administração. Participaram, representando a Universidade Pública, Sidney Emanuel Batista dos Santos, da Universidade Federal do Pará – UFPA; da Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, Adriano Reis Lucheta e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA, Eliana França dos Santos Zacca.

Para Jorge Almeida Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, com sede em Brasília (DF), e membro de Notória Capacidade Profissional no Conselho de Administração, há de se parabenizar o grupo pela organização do matéria e incluído no Relatório. O presidente da Embrapii destacou a capacidade da Organização Social BioTec-Amazônia de se desenvolver de forma sólida no período de um ano além de ter registrado que os resultados apontados no Relatório de Execução do Contrato de Gestão com o Estado do Pará ficaram bem amarrados ao que propõe os eixos da BioTec-Amazônia.

Também estiveram presentes o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – Sectet, Carlos Maneschy; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – Sedeme, Carlos Ledo; e o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

Pautas – Entre as pautas aprovadas, por unanimidade pelos membros do conselho de administração, destaca-se a aprovação de Maria Paula Cruz Schneider, docente do Departamento de Genética da UFPA, para presidência do Conselho de Administração. Maria Paula é, também, uma das instituidoras da BioTec-Amazônia. A aprovação da criação, eleição e posse do vice-presidente do Conselho de Administração, para o qual foi indicado Sidney Emanuel Batista dos Santos, docente do Departamento de Patologia da UFPA; e designação do Diretor Técnico-Científico da BioTec-Amazônia, para o qual foi indicado Artur Luiz da Costa da Silva, docente do Departamento de Genética da UFPA.

Acordo – Na ocasião, também ocorreu a assinatura de protocolo de intenções da Organização Social BioTec-Amazônia com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA. O protocolo de intenções tem por objeto estabelecer parceria para a viabilização de cooperação técnico-científica, visando o desenvolvimento de atividades de interesse em comum das instituições partícipes e a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foto nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. O documento foi assinado por Carlos Fernandes Xavier, Presidente da Federação da Agricultura Pecuária do Pará – FAEPA e José Seixas Lourenço, Diretor Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia.

Os acordos de cooperação e protocolos de intenção, firmados pela BioTec-Amazônia fazem parte dos eixos estratégicos da OS de estabelecer, entre outros, a governança inovadora e articulação estratégica do programa na área da biodiversidade do Estado do Pará, com fomento do Governo do Estado. A BioTec-Amazônia articula com diferentes segmentos, como lideranças empresariais, acadêmicas e de governo. É o compromisso de contribuir com a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá, promovendo e incentivando a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

(Imagens e Texto: Assessoria de Comunicação Organização Social BioTec-Amazônia)

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados