Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Saiba como foi a primeira edição do Papo Exportação

O núcleo operacional Pará do Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (PEIEX/Apex-Brasil), realizou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, a primeira edição do Papo Exportação, evento de capacitação coletiva que vai tratar sobre diferentes temáticas ligadas ao comércio exterior. A ação foi facilitada por Erich Imbiriba, da Amazon Traders, e contou com a participação de cerca de 50 empresários.

Sob a temática como prospectar um mercado para exportação e como se relacionar com compradores internacionais, o facilitador abordou assuntos como: quais pontos considerar na hora de exportar; como ser achado pelos clientes internacionais; requisitos básicos para se inserir no mercado; diferença entre exportação direta e indireta; certificados religiosos; apresentação do complexo industrial e portuário da região; e fluxograma básico da exportação.

Segundo Erich Imbiriba, um conselho para quem está começando é “procure algum órgão governamental, universidade ou instituições especializadas, como é o caso do PCT Guamá com o PEIEX, primeiro para entender se a sua empresa se adequa e se o produto tem perfil exportador. Após, é necessário montar um plano de negócio e de marketing internacional. A partir destas etapas, o empresário pode buscar consultorias especializadas para atingir os seus objetivos”, afirmou.

O Papo Exportação será realizado periodicamente, nas três cidades de abrangência do programa: Belém, Marabá e Santarém. A monitora do PEIEX no Pará, Lucélia Gester, destaca que a ação, além de uma oportunidade de capacitação, se caracteriza como um momento de networking qualificado. “Hoje criamos a oportunidade das empresas atendidas pelo programa se conhecerem. Fizemos demonstrações e degustações de produtos e já percebemos um movimento de geração de negócios entre elas. Além disso, com a fala do especialista, o empresário pôde ver que que é possível acessar o mercado externo, desde que o empresário esteja organizado”, afirmou a monitora.

Para a empresária Samila Seki, da Sekiama Alimentos, a aproximação com o PEIEX é uma oportunidade de crescimento. “Estamos em um nível interestadual de atuação, esse é o meu primeiro contato de verdade com um evento de exportação, estamos começando a trabalhar com o PEIEX e eu tenho muita credibilidade de que agora eu consiga ter uma noção de como iniciar o processo de exportação. Estou na esperança de que vá dar tudo certo ainda esse ano”, destacou a empresária.

O empresário José Fernandes, do Papel da Amazônia, viu no PEIEX uma oportunidade de fortalecimento e diversificação de negócios. “Pode ser uma oportunidade muito boa de acessar novos mercados e de melhorar, inclusive, o nosso próprio produto, agregando mais valor para a empresa. Hoje trabalhamos com mercado local e nacional, mas acredito que o nosso produto pode ser interessante pra exportação”, afirmou.

Próximos encontros – A segunda edição do Papo Exportação, em Belém, será no dia 13 de março, das 8h às 11h, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, com Bernardo Magalhães, da Libra Design. Serão abordados os temas “como preparar folder e site para exportação” e “como fazer adequação de embalagem”. As inscrições podem ser realizadas no linkhttp://bit.ly/papo_exportacao_2

A primeira edição de Santarém será realizada no dia 25 de março, das 8h às 11h, no auditório do Sebrae (Av. Rui Barbosa, 378 – Centro), com Lucélia Gester. Os temas serão “como prospectar um mercado para exportação” e “como se relacionar com comprador internacional”. Inscrições no link: http://bit.ly/papo_exportacao_stm_1

Sobre a Apex-Brasil e o PEIEX – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O Programa de Qualificação para Exportação é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

No Pará, desde 2016 o programa é executado pela Fundação Guamá, OS responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Em dezembro de 2018, além da região metropolitana de Belém, o programa passou a atender as cidades de Marabá e Santarém, podendo ser estendido a um raio de até 100 km dos polos. A metodologia foi renovada, sendo direcionada mais para a prática da exportação.

Sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Resultante da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Governo do Pará, o PCT Guamá foi o primeiro e permanece como único parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Tem como principal objetivo, estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos, 34 empresas, 18 startups e 4 instituições, ligados  principalmente às áreas estratégicas de atuação, que são Biotecnologia; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Energia; Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral.

Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Serviço –  Papo Exportação #2 – Belém, dia 13 de março, das 8h às 11h, no auditório do Espaço Empreendedor, Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Av. Perimetral, km 01, S/N. Inscrições: http://bit.ly/papo_exportacao_2. Mais informações: (91) 3321-8900

Papo Exportação #1 – Santarém, dia 25 de março, das 8h às 11, no auditório do Sebrae, Av. Rui Barbosa, 378 – Centro. Inscrições: http://bit.ly/papo_exportacao_stm_1. Informações adicionais: (93) 3523-1820

Texto: Juliane Frazão – Ascom Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados