Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes

Ecossistema do PCT Guamá recebe visita técnica a projetos apoiados pelo Programa Centelha, da Finep

Entre as empresas visitadas estava a S&L Engenharia, residente do Parque e especializada em energia limpa.

Por Ascom Fundação Guamá/Imagem: Ascom Fapespa

Uma comitiva formada por representantes da Finep e da Fapespa realizou uma visita técnica a empresas que compõem o ecossistema do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá apoiadas pelo Programa Centelha. A iniciativa de empreendedorismo inovador oferece recursos financeiros, capacitação e suporte para transformar ideias promissoras em negócios.

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi, o Programa investiu R$ 4 milhões no ecossistema paraense.

Para o professor João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, gestora do Parque, “os investimentos públicos e privados que fortalecem o ecossistema de inovação do Pará reforçam a importância da parceria entre diferentes setores para incentivar o desenvolvimento da indústria de ciência, tecnologia e inovação da Amazônia”.

Entre as financiadas pelo Programa está a S&L Engenharia, focada na criação e fabricação de estações de carregamento para veículos elétricos. Sandro Leite, CEO da S&L, afirma que “fazer parte do ecossistema do Parque traz para a gente mais credibilidade perante os outros órgãos que dão apoio e incentivo à inovação. Além de estarmos em um meio que respira tecnologia”.

Além da S&L, outras quatro empresas do PCT Guamá foram apoiadas pelo Centelha:

Amazon Rhiira, desenvolvedora de tecnologia de ponta capaz de reduzir os impactos das emissões oriundas de combustíveis fósseis. O dispositivo, instalado diretamente na mangueira que alimenta o motor do veículo, permite uma redução de até 96% nas emissões de fuligens (o carbono negro) a partir de uma combustão mais eficiente e limpa.

Ver o Fruto, startup que cria dermocosméticos a partir de extratos de produtos naturais. A empresa também desenvolve filtros de água cuja matéria-prima é o caroço do açaí.

Homci: criadora da Kombucha Homci, bebida fermentada rica em probióticos que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal e fortalecem a imunidade, produzida com sabores amazônicos (açaí, cupuaçu, bacuri e, em breve, guaraná).

Hidromel Uruçun da Amazônia: liderada pela pesquisadora e engenheira de produção Ana Lídia Ribeiro, atua em toda a cadeia produtiva da meliponicultura, a criação de abelhas nativas sem ferrão, contribuindo para a polinização e preservação da floresta.

Fomento à inovação

O Parque, uma iniciativa do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), é um ambiente pioneiro de desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis na Amazônia. Empresas e laboratórios residentes e associados ao PCT contam ainda com o apoio técnico e institucional da Fundação Guamá, ICT responsável pela gestão do ecossistema.

Para Joelma Maia, Coordenadora de Inovação da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), “o Programa Centelha é porta de entrada para novos empreendedores, e acompanhar esses projetos no PCT Guamá reforça o compromisso da Fapespa em transformar boas ideias em negócios reais”.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese