Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Especialistas nacionais e internacionais discutem a Missão Biomass no PCT Guamá

Satélite Biomass mede biomassa e estoques de carbono das florestas
Satélite Biomass sobre a floresta / Foto: Agência Espacial Europeia

O primeiro evento no Brasil dedicado à Missão Biomass, da Agência Espacial Europeia (ESA), começou nesta terça-feira (30) e segue até quinta-feira (2), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Amazônia, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Intitulado “Cooperação Brasil e Agência Espacial Europeia em dados e aplicações de Observação da Terra da Missão Biomass”, o encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir aplicações e oportunidades do satélite.

Lançada em abril de 2025, a Missão Biomass visa mapear com precisão a biomassa florestal do planeta e quantificar os estoques de carbono das florestas. O satélite opera com o primeiro radar de banda P em órbita, capaz de atravessar a cobertura de nuvens e a copa das árvores, fornecendo informações inéditas sobre a estrutura tridimensional das florestas.

Foto: Eduardo Rocha – Fundação Guamá

Durante a abertura, Anabelle Fonseca, representante do Departamento de Relações Internacionais da ESA, destacou a parceria histórica entre a agência e o Brasil, iniciada em 1977, logo após a criação da ESA, em 1975. A cooperação começou com a instalação de uma estação de rastreio para lançadores na Guiana Francesa, território francês, e se estendeu a áreas brasileiras para observação da Terra e projetos educacionais.

Segundo Fonseca, a escolha de Belém como sede do workshop foi estratégica: em vez de realizá-lo em Brasília ou São José dos Campos, como em edições anteriores, a ESA decidiu trazer o encontro para a Amazônia, fortalecendo a cooperação com instituições locais. “O workshop integra dados europeus e brasileiros, com sessões técnicas e painéis de especialistas, para fortalecer o monitoramento da Amazônia e aprimorar as respostas às demandas regionais”, explica.

Foto: Eduardo Rocha – Fundação Guamá

Para a coordenadora do Inpe Amazônia, Alessandra Gomes, a iniciativa reforça o protagonismo da região em debates internacionais sobre clima e sustentabilidade. “O evento destaca a discussão nacional sobre o satélite Biomass e suas possibilidades. No contexto pré-COP30, o encontro reforça a importância da Amazônia em debates globais, ao tratar da biomassa e dos estoques de carbono, elementos essenciais para a compreensão das mudanças climáticas”.

O evento é resultado da cooperação entre a ESA, Inpe e a Agência Espacial Brasileira (AEB), com apoio da Selper Brasil, PCT Guamá e da Fundação Guamá.

Referência em inovação

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 90 empresas entre residentes e associadas, 17 laboratórios com mais de 400 pesquisadores, 44 patentes e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese