Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá recebe reitores da Andifes para conhecer projetos de inovação sustentável

A Andifes representa todas as universidades federais brasileiras, no Brasil e no exterior
Foto: Sérgio Moraes – Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá recebeu, nesta sexta-feira (26), a visita de reitores vinculados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A atividade integrou a programação complementar da 207ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da entidade, realizada em Belém entre os dias 24 e 25 de setembro.

A presença da Andifes no PCT Guamá reforça a importância do diálogo entre universidades, institutos federais e ambientes de inovação para a preservação da Amazônia e o fortalecimento da ciência nacional, em um momento estratégico de preparação para a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025. Segundo Renato Francês, diretor-técnico da Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia que faz a gestão do Parque, “O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da Amazônia, reunindo 13 laboratórios e parceiros em inovação para transformar desafios regionais em soluções globais, fortalecendo ciência, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável”.

O reitor da UFPA, Gilmar Silva, destacou a importância do ecossistema paraense. “Este é um parque importante, que conta com a parceria do Governo do Estado e das universidades públicas federais do Pará. Ficamos muito felizes em apresentar este espaço, que busca compreender, trabalhar e produzir soluções para a Amazônia. É uma satisfação receber os reitores que participaram da reunião da Andifes, um encontro relevante que reuniu mais de 50 dirigentes de universidades federais de todo o Brasil”.

A agenda no Parque iniciou com uma apresentação institucional conduzida pelo diretor-técnico da Fundação. Em seguida, os reitores participaram de uma visita técnica a dois laboratórios residentes do PCT Guamá, o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), referência em pesquisas voltadas à bioeconomia, e o Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs), que desenvolve processos industriais sustentáveis. Ambos são vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA).

Foto: Sérgio Moraes – Fundação Guamá

Para o professor Jones Goettert, reitor da Universidade da Grande Dourados (UFGD), “A visita da Andifes ao PCT Guamá reforça a união entre ciência, educação e soberania nacional, valorizando a formação de novos pesquisadores e a integração entre ensino e pesquisa como caminho para um Brasil mais justo e sustentável”.

Já o professor Nildo Dias, vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), ressaltou que “A visita ao PCT Guamá inspira a criação de um parque tecnológico no semiárido, mostrando que o conhecimento desenvolvido na Amazônia pode dialogar com a Caatinga, fortalecendo ciência, inovação e desenvolvimento adaptados a cada realidade”.

A 207ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes teve início no dia 24, no Convento dos Mercedários da UFPA, com abertura oficial e um painel sobre universidades e biomas. No dia 25, na Reitoria da Universidade, a pauta incluiu temas como a Política Nacional de Dados da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a certificação de hospitais de ensino, boas práticas em eficiência energética e a eleição do Conselho Fiscal.

A Andifes

Criada em 1989, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior representa todas as universidades federais brasileiras, no Brasil e no exterior. Seu propósito é defender e fortalecer a educação pública superior, promover a integração entre as instituições, articular políticas de ensino, pesquisa e extensão e atuar como interlocutora junto aos poderes públicos e à sociedade.

Referência em inovação na Amazônia

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 90 empresas entre residentes e associadas, 17 laboratórios com mais de 400 pesquisadores, 44 patentes e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese