Seminário leva conhecimento sobre inovação e propriedade intelectual a empresários, comunidades tradicionais, meio acadêmico e NITS.
O fortalecimento das empresas locais, universidades e comunidades sobre o que é e como proteger invenções, marcas, desenhos indústrias e outros direitos de propriedade intelectual aprimora a possibilidade destes usuários em defender os interesses locais tendo em vista uma melhor distribuição de renda para a região.
Pensando nisso é que a Organização Social BioTec-Amazônia realiza no dia 12 de dezembro de 2018, no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), o Seminário Propriedade Intelectual e Inovação na Amazônia. A ideia é disseminar conhecimento em propriedade intelectual através da realização do workshop. As inscrições já estão disponíveis aqui nesse link. O evento é direcionado a empresários locais, comunidades tradicionais e meio acadêmico, inclusive os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) que possuem relevante e estratégico interesse no tema.
As matérias primas da Amazônia podem ser fundamentais para o desenvolvimento de novos medicamentos, cosméticos, defensivos, super alimentos, dentre outras possibilidades, no entanto é necessário que haja pesquisa e desenvolvimento prévio para interpretar e entender a função de cada espécie para a indústria. “O amplo conhecimento em propriedade intelectual contribui para este cenário. Partindo dessas razões é que incluímos no debate discussões envolvendo patentes e marcas”, explica Luiz Ricardo Marinello, Coordenador do Evento e Consultor Técnico da BioTec-Amazônia.
Para Sheilla Melo, da Embrapa Amazônia Oriental, que coordena o evento junto com Marinello, os temas do seminário serão marcantes para os presentes no evento. “O Seminário traz temas importantes como propriedade intelectual, inovação e formas de financiamento e projetos inovadores para empresas, tanto dos representantes da Finep, que estarão sendo um dos palestrantes e explicando as formas de financiamento, como também teremos especialistas falando de Blockchain. Outro tema também será as Patentes, ministrado pela Coordenadora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial”, reforçou Sheila.
A programação conta com a presença do Diretor-Presidente da OS BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, do Secretário de CTI do Governo do Estado do Pará, Alex Fiuza de Mello e do Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Bruno Giovany de Maria. Também ministram palestras, Claudia Magioli, Coordenadora Geral de Patentes, do INPI; Milton Lucídio Leão Barcellos, da Leão Propriedade Intelectual; Sheila de Souza Correa de Melo, da Embrapa – PA; Luiz Ricardo Marinello, Consultor Técnico da BioTec-Amazônia; Alexandre Garcia, da Mar Ventures; Mayra Castro, da Ajuri Desenvolvedora de Negócios e Rodrigo da Silva de Lima, representante da Finep.
Serviço
O Seminário Propriedade Intelectual e Inovação na Amazônia é um evento de propriedade intelectual, organizado pela BioTec-Amazônia, e acontece no dia 12 de dezembro de 2018, no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA). As inscrições ocorrem aqui no site da OS e as vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas.
Texto: Silvia Leão – Comunicação BioTec Amazônia