Debate aponta caminhos para construir uma universidade mais sustentável

 

Debate aponta caminhos para construir uma universidade mais sustentável

 

Um debate enfocando questões sustentáveis a serem desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de pesquisas realizadas por servidores e de uma apresentação sobre o papel do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), marcou, na manhã desta terça-feira (5/6), o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento reuniu servidores e a comunidade acadêmica da universidade no auditório do CAPACIT.

Participaram do debate “UFPA Sustentável: Caminhos para a Construção de uma Universidade Solidária e Sustentável” o diretor presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; Bernadete Ribeiro da Costa, Assessora da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e os técnicos da Prefeitura da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto,  da UFPA, Adnilson Igor Martins da Silva, Gabriel Hiromite, Jaqueline Sarmento e Lúcia de Fátima Almeida,que apresentaram seus estudos, propondo soluções para construir uma universidade mais sustentável e solidária.

 Antônio Abelém ressaltou que é importante discutir a sustentabilidade no contexto amazônico. “Em função disso, a UFPA busca contribuir para uma mudança através do PCT Guamá. Os parques são a melhor maneira de unir a ciência à prática, produzindo conhecimento, inovação e projetos tecnológicos pioneiros”, comentou.

O PCT Guamá possui mais de 90% das obras de infraestrutura básica finalizadas e já tem instalado em sua área o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Ceamazon (Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia) e o Laboratório de Alta Tensão da UFPA, que desenvolvem pesquisas e trabalhos nas áreas de meio ambiente, energia e conforto ambiental. Estão em fase de construção o Instituto Tecnológico da Vale, o Laboratório de Qualidade do Leite e o Espaço de Inovação, que receberá laboratórios e centros de pesquisas em áreas como biotecnologia, engenharia biológica, tecnologia da informação e comunicação. “Todos estes empreendimentos têm em comum o interesse em contribuir com um novo modelo de desenvolvimento para o estado do Pará, baseado na economia orientada à inovação sustentável”, comentou Abelém. 

Em suas falas, os debatedores destacaram a importância da presença da administração superior na elaboração de políticas voltadas para as questões ambientais dentro da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto e a necessidade de integrar cada vez mais as unidades da universidade em prol de ações neste caminho. A gestão de resíduos sólidos, a captação de água da chuva para fins não potáveis e o levantamento de custos para a produção de água tratada na UFPA ou sua aquisição através da concessionária local pautaram as pesquisas apresentadas no debate.

A programação da Semana do Meio Ambiente da UFPA, iniciada nesta segunda-feira (4/6), será encerrada amanhã (6/6), com uma caminhada, que envolverá a comunidade acadêmica ao longo da via principal do PCT Guamá. A concentração ocorrerá, a partir das 8h, no Ceamazon (quarto portão da UFPA).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados