O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá realiza mais um meetup (encontros que reúnem empreendedores e pesquisadores), na próxima sexta-feira (10), na área coworking do prédio Espaço Empreendedor, em Belém. Este será o primeiro encontro deste ano, com destaque para a era da inteligência artificial e suas transformações nos negócios e sociedade.
A programação vai reunir residentes e associados do PCT Guamá, que são laboratórios, empresas, instituições e startups que fazem parte do ecossistema do complexo.
Estudantes e organizações externas ao parque, também podem se inscrever para participar do bate-papo.
“Este evento promete ser uma oportunidade ímpar para mergulharmos na era da inteligência artificial, um tema que está no epicentro das transformações que moldam nossos negócios e sociedade. Ao nos reunirmos neste espaço de conhecimento e inovação, esperamos abrir caminho para discussões estimulantes sobre como a IA está moldando nosso mundo, desde as estratégias empresariais até os aspectos mais cotidianos da vida em sociedade”, acrescenta Jorge Figueiredo, gerente de empreendimentos inovadores da Fundação Guamá, instituição responsável pela gestão do parque.
Networking e conhecimento
Os meetups do PCT Guamá são encontros que objetivam reunir empreendedores e pesquisadores, com o intuito de trocas de experiências, conhecimento e principalmente networking. Os encontros voltaram a fazer parte da agenda do Parque desde o ano passado, e ocorrem a cada três meses, sempre com uma abordagem acerca de negócios, aceleração, internacionalização e demais temas ligados ao empreendedorismo e ambientes de negócios e inovação. Como forma de integração, o evento visa garantir entrosamento entre os empreendimentos residentes e associados, sempre com um formato dinâmico e descontraído, valorizando a participação do público e convidados.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) vem transformando a sociedade, e por isso capacitações e conhecimentos relacionados ao tema são fundamentais, principalmente por sua influência no mercado de trabalho e na indústria. Previsões e tendências para o empreendedorismo, a transformação da vida cotidiana, e a aplicação da IA em produtos desenvolvidos no PCT estão entre os tópicos que serão debatidos no meetup.
Filipe Saraiva, professor de ciência da computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi convidado para o encontro. “Importante discutirmos as perspectivas e potenciais do uso das técnicas de IA para os negócios e inovação, escapando das promessas exageradas para focar naquilo que de fato trará valor para as cadeias produtivas e ecossistemas tecnológicos locais”, comenta Filipe.
Sebastião Borges, analista de tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da regional Belém, também especialista no assunto, vai participar da conversa. “Agradecido por ser convidado para falar sobre IA, um tema tão relevante que está transformando diversos setores da sociedade. Me sinto honrado em poder participar desse encontro no único parque tecnológico da Amazônia”.
Referência em inovação na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.
Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.
Serviço
Meetup PCT Guamá
Tema: “A era da inteligência artificial: transformando negócios e sociedade”.
Dia: sexta-feira, 10 de maio, a partir das 16h.
Local: Parque de ciência e tecnologia Guamá, localizado na avenida Perimetral s/n, na área coworking, no espaço empreendedor, 1o andar, sala 211.