Na manhã do dia 17 de agosto, o núcleo operacional Belém do Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (PEIEX/Apex-Brasil) realizou, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, uma capacitação de preparação para empresas que irão participar da rodada de negócios com comerciais exportadoras e tradings, que será realizada no início de setembro em Belém. A capacitação contou com a participação de 30 empresários locais.
O evento contou com a participação de Bernardo Magalhães, sócio-diretor da Libra Design, empresa que atua em projetos criativos para fortalecimento de marcas por meio de marketing, identidade visual e materiais de relacionamento; e Fuad Salim, analista de comércio exterior da empresa Prime Relação Internacional.
Em sua palestra, Bernardo Magalhães utilizou conceitos de branding para sensibilizar empresários locais. “A ideia do encontro foi apresentar um outro olhar sobre a indústria paraense, muitas vezes os empreendedores industriais do Pará ficam focados apenas em controlar os custos, otimizar processos para tentar ter melhores preços e melhores margens para conquistar mercado. É importante também avaliar quem você quer atingir, qual o perfil de consumo para, desta forma, aperfeiçoar a mensagem por meio do marketing”, afirmou.
Fuad Salim abordou procedimentos administrativos bem sucintos que contemplaram análises instrutivas de documentos que são primordiais na primeira etapa de exportação como: comercial invoice; packing list; bill of landing (conhecimento marítimo); e NF-e exportação. “O encontro foi muito positivo, tivemos uma ótima interação entre os participantes e tecemos comentários também sobre benefícios fiscais que podem ser utilizados para potencializar sinergicamente todo o processo de exportação como Drawback-Isenção e Suspensão”, avaliou o analista.
A 1ª ação de exportação, que será realizada no dia 5 de setembro de 2017, é um modelo de rodada de negócios com comerciais exportadoras e tradings brasileiras, onde as empresas atendidas pelo PEIEX terão oportunidade de mostrar sua capacidade de negociação, testar o nível de aceitação de seus produtos/serviços e validar o preço, a embalagem e os materiais de comunicação desenvolvidos para exportação. O objetivo da ação é fazer com que essas empresas tenham uma primeira experiência de negociação internacional e apliquem o que foi trabalhado durante o atendimento do PEIEX. A ação conta com o apoio do CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras, que é responsável pela organização das agendas de negócio.