Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Membros do Confap conhecem instalações e projetos do PCT Guamá

Na manhã desta sexta-feira (18) o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém, recebeu a visita de membros do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), dentro da programação do Fórum Nacional Confap, realizado na capital paraense entre os dias 16 e 18 deste mês.

No parque tecnológico, a comitiva foi recepcionada por Alex Fiúza de Mello, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e Antônio Abelém, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social que administra o PCT Guamá.

O grupo conheceu as instalações e os principais projetos desenvolvidos no Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados, no Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA) e no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse), iniciativas ligadas à Universidade Federal do Pará (UFPA), instaladas no prédio Espaço Inovação.

Papel estratégico – Para a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, o parque tecnológico possui um papel dinâmico e estratégico para o fortalecimento da economia regional. “Quero cumprimentar o Governo do Estado do Pará por conseguir realizar e construir laboratórios com equipamentos de ponta para a pesquisa tecnológica e de inovação, estabelecendo aqui um ambiente em que as empresas podem apresentar sua demanda, além de se instalarem e conviverem com professores, estudantes e profissionais de diferentes universidades e instituições. É isso que efetivamente vai mudar a cultura dessa relação pesquisa científica e pesquisa tecnológica para, de fato, a indústria, e alcançar a inovação”, avaliou Maria Zaira Turchi.

De acordo com Eduardo Costa, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), a visita do conselho a Belém enriquece o debate sobre a melhor distribuição dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. “Apresentar uma experiência concreta como o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá ajuda a mostrar para o restante do Brasil que aqui se faz pesquisa com qualidade, e que temos uma massa científica já capacitada. Portanto, isso nos ajuda a construir um caminho efetivo para atrair mais investimentos para a região, que apesar de ocupar 60% do território nacional e concentrar 8% do PIB (Produto Interno Bruto), continua recebendo menos de 1% dos investimentos nacionais em ciência, tecnologia e inovação”, informou.

O Confap agrega fundações de 25 Estados, mais o Distrito Federal, e participa de todos os conselhos deliberativos ligados à política de ciência e tecnologia no Brasil, possuindo uma rede de parcerias importantes, firmadas com agências federais e organismos internacionais. Todos os anos o conselho realiza quatro fóruns de competência nacional, nos quais reúne os presidentes de todas as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, presidentes e representantes de agências nacionais de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e a Fundação de Estudos e Projetos (Finep).

Por Juliane Frazão

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados