Na manhã desta quarta-feira, 17, a primeira dama do Estado, Ana Jatene; a diretora geral do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), Daniele Khayat; e equipe, visitaram o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (Pct Guamá). A visita foi orientada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do secretário, Alex Fiúza de Mello; da secretária adjunta, Maria Amélia Enríquez; além de diretores e coordenadores do órgão.
Na oportunidade, foram apresentadas as ações e atividades executadas pela Secretaria, em especial, aquelas que dizem respeito à coordenação dos Programas Inova Pará e Pará Profissional, amparados pelas Leis no. 8.426, que dispõe sobre incentivos à inovação, e no. 8.427, que cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, instituídas em 16 de novembro de 2016.
A secretária adjunta ressaltou que os dois programas integram o planejamento estratégico do Governo Estadual, intitulado Pará 2030. “As cadeias produtivas definidas como estratégicas no planejamento precisam do suporte científico e tecnológico e, avançar em ciência, tecnologia e inovação, ajuda-nos a superar o modelo extrativista observado no Estado e faz alavancar o desenvolvimento”, observou.
Maria Amélia Enríquez lembrou que quem faz inovação são os empreendedores, mas um dos responsáveis por criar ambientes favoráveis a isso é o Estado. Os programas coordenados pela Sectet são exemplos desse empenho. De um lado o Inova Pará proporciona espaços inovadores em que o saber da academia se integra ao conhecimento popular com o objetivo de impulsionar as cadeias produtivas e melhorar a vida da população.
De forma complementar, o Pará Profissional qualifica essa população de acordo com as demandas de cada município, o que facilita a contratação da comunidade local, proporcionando renda a essas pessoas, o que traz benefícios à produção, ao comércio e à população como um todo, gerando um ciclo autosustentável.
Após a apresentação, os visitantes puderam conhecer três laboratórios instalados no Espaço Inovação do Pct Guamá: o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse); o Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados; e o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvacba). A primeira dama se disse muito satisfeita com o que viu e prometeu voltar para conhecer outros espaços do Parque. “Eu fiquei impressionada de ver como nós avançamos muito na parte de ciência e tecnologia e espero que, junto com o NAC, nós possamos levar todo esse ganho mais próximo às comunidades”, afirmou Ana Jatene.
Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73ha cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Região Norte. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. Além dos laboratórios visitados, o Espaço Inovação abriga outros laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento que oferecem serviços variados para os setores público e privado, startups e empresas que tenham por essência o investimento em inovação.
Também fazem parte do complexo do Pct Guamá outros empreendimentos como o Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA Inpe); o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); o Laboratório de Alta Tensão e o recém-inaugurado Laboratório da Qualidade do Leite.
Por Fernanda Graim – Ascom Sectet