Os caminhos para a aplicação do gerenciamento ágil de projetos, por meio da metodologia SCRUM, foram apresentados a pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e representantes de laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação residentes no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) na manhã desta terça-feira (27/1) no treinamento SCRUM – Metodologia para gestão de projetos tecnológicos, ministrado pelo Auditor Líder e facilitador Marcos José Gomes Viana, da consultoria Amazoncert (foto acima).
A capacitação teórica e prática foi realizada por meio de parceria entre o Programa Lab Business, da unidade de negócios do PCT Guamá, e o Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados da UFPA (LASSE-UFPA). Nesta quarta e quinta-feira será realizado o treinamento Leitura e Interpretação da norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade, por meio da qual serão apresentados os requisitos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), baseado na norma ISO 9001:2008.
Gestão colaborativa da equipe, foco no produto ou serviço, otimização de recursos e agilidade nos processos e reuniões estão entre os benefícios da metodologia SCRUM, que tem como objetivo garantir uma entrega qualitativa e dentro do prazo previsto ao projeto. “Grandes empresas, instituições e laboratórios utilizam esta metodologia porque ela prioriza o trabalho paralelo em time, pode ser aplicada a vários produtos ou serviços, é intuitiva, envolve documentação simples, é fácil de aplicar por toda a equipe, garantindo agilidade aos projetos. Em comparativo às ferramentas tradicionais, a Scrum viabiliza a finalização de projetos em até metade do tempo padrão das demais”, relata Marcos Viana (foto acima).
A pesquisadora Luiza Meller, do Laboratório de Qualidade do Leite – que tem base no PCT Guamá, não conhecia a metodologia e achou simples de ser aplicada em seus projetos. “Pelas informações repassadas, deu para visualizar a aplicação em minha área. Acho que vai encaixar bem para nossos projetos e facilitará a relação com os clientes que vão demandar os serviços do laboratório”, comentou.
Para o empreendedor Diego Nascimento, da startup Dynamis Techne – residente no Programa de Incubação da Universidade Federal do Pará (PIEBT-UFPA) e associada ao Guamá Business, a metodologia é interessante para repensar a dinâmica das reuniões técnicas presenciais. “Para aplicar esta metodologia ágil, precisaremos remodelar a comunicação entre nossas equipes, que hoje demandam muito tempo em encontros presenciais para discutir questões técnicas. Achei válido adaptá-la para nossos projetos”, declarou.
O pesquisador Aldebaro Klautau, do Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (LASSE) – associado ao PCT Guamá, considera a metodologia eficaz para o gerenciamento de projetos e gestão de equipes. “É uma ferramenta rápida para elaboração e entrega de projetos”, afirma.
A otimização de tempo, que envolve reuniões diárias de até 15 minutos, foi um dos pontos positivos também destacado pelo pesquisador Allan Manito, do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon). “Esta dinâmica proposta para os encontros diários das equipes é importante para agilizar o desenvolvimento de projetos e a metodologia parece ser de fácil aplicação”, disse.
I Connect – As novas funcionalidades e o design remodelado da plataforma virtual I Connect foram apresentados aos participantes do treinamento como mais um ambiente de oportunidades para quem trabalha com projetos inovadores na região. “A I Connect está com uma interface mais interativa e colaborativa para engajar novos usuários, dar maior visibilidade às soluções tecnológicas geradas pelos laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação e por startups e empresas de base tecnológica e, assim, intermediar a relação destes prestadores de serviços com o setor industrial”, destacou Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá (foto abaixo).
Depois da apresentação, os participantes do treinamento tiveram a oportunidade de cadastrar-se na rede I Connect e conhecer na prática as novas funcionalidades da plataforma (foto abaixo). “Achei esta ferramenta muito útil para dar visibilidade aos meus projetos e para facilitar parcerias na minha área”, disse o mestrando Pedro Ramos, do curso de Engenharia de Telecomunicações da UFPA.
Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), organização social sem fins lucrativos, criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).
Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, do programa Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).
Texto e fotos: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá