Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Lançada temática do Seminário Anprotec Belém 2014


A temática Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados, que vai pontuar a edição 2014 do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que será realizado em Belém (PA), foi lançada na última quarta-feira (4/12) durante a reunião de balanço das atividades de 2013 dos associados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Brasília (DF).

O tema envolverá questões como novas possibilidades de parcerias de norte a sul do Brasil em pautas como a rica variedade de biomas e a diversidade social, cultural e econômica, a necessidade de mais competividade para as micro, pequenas e médias empresas, de maior aproximação do setor privado (grandes empresas e investidores), visando a geração de mais renda e negócios. O evento ocorrerá sob organização nacional da Anprotec e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil (Sebrae) e organização local do PCT Guamá e da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no período de 22 a 26 de setembro de 2014 no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Avaliação – Avaliar os resultados de 2013 e apontar desafios futuros também marcaram os trabalhos da reunião de planejamento. Entre os convidados estavam os associados da Anprotec e representantes de diversas instituições parceiras da associação, tais como Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Nacional da Inovação (Finep) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). “É com muita satisfação que a Anprotec recebe seus associados e parceiros para avaliar o ano que passou e fortalecer relacionamentos que certamente nos ajudarão a atingir nossos objetivos em 2014”, afirmou a presidente da Associação, Francilene Garcia.

A presidente relatou algumas das atividades desenvolvidas pela Anprotec em 2013, destacando o sucesso do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado juntamente com a 30a Conferência Munidal da IASP, a plataforma Land2Land, desenvolvida em parceria com a Apex Brasill para ampliar a internacionalização de empresas brasileiras e atrair empreendimentos estrangeiros aos ambientes de inovação do país.

Outros projetos apresentados foram o Cerne e a Matriz Educacional, ambos desenvolvidos em parceria com o Sebrae. O gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Ênio Duarte Pinto, elogiou as iniciativas e destacou a ampliação da parceria entre as duas instituições. “Essa parceria, cada vez mais sólida, permite o desenvolvimento de ações mais efetivas em favor de micro e pequenas empresas inovadoras brasileiras”, destacou.

O secretário de inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, também destacou os investimentos realizados em inovação e programas de grande importância para o setor, lançados em 2013: o Pronatec Brasil Maior, que deve qualificar até 250 mil trabalhadores em áreas consideradas prioritárias, e o Inovativa Brasil, criado para capacitar e fortalecer startups para ingressarem no mercado, ampliando a relação do MDIC com o movimento. “Para isso, contamos com o apoio da Anprotec, dos parques e incubadoras. Pretendemos capacitar nossos parceiros para formar um número cada vez maior de startups qualificadas, que possam se graduar e ter um plano de negócios viável para receber investimentos”, explicou.

Recursos – Encerrando as mensagens dos parceiros, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antônio Elias, citou o orçamento do MCTI em 2013, de R$12 bilhões, que, segundo ele, permitiu reconhecer a importância dos parques e incubadoras, além de ampliar as relações entre governo, indústria e academia. O secretário defendeu a importância dos parques tecnológicos para ampliar a capacidade de inovação, de desenvolvimento regional e de formação de recursos humanos qualificados, aproveitando para anunciar o aporte adicional ao edital de parques tecnológicos, lançado pela Finep em julho deste ano. “Destinaremos mais R$ 20 milhões à consolidação desses ambientes no Brasil. Esperamos que em 2014 parques e incubadoras sejam ainda mais representativos para a sociedade, reduzindo dificuldades e brechas tecnológicas, a favor do futuro do Brasil”, destacou.

A presidente da Anprotec agradeceu ao MCTI pelo novo aporte de recursos. “Isso demonstra o amadurecimento do movimento, que está com ambientes de inovação mais fortalecidos e com a classe empresarial mais atenta a recursos e demandas da sociedade”, concluiu.

Texto: Solange Campos com informações da ASCOM-Anprotec.

Foto: Rui Rodrigues

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados