Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Representantes do Instituto Internacional de Tecnologia da Índia discutem possibilidades de parcerias

Representantes do Instituto Internacional de Tecnologia da Índia

discutem possibilidades de parcerias

 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita de representantes do Instituto Internacional de Tecnologia da Índia para discutir possibilidades de parceria e transferência de tecnologia para o desenvolvimento e aplicação de projetos e software educacionais. A visita ocorreu, na última quarta-feira (28), a convite do Governo do Pará como um primeiro contato em vislumbre da instalação de um grupo de pesquisa da empresa na área do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

 

Participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp), Emmanuel Tourinho, representando o reitor Carlos Maneschy; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará (Secti), Alex Bolonha Fiúza de Mello; o diretor administrativo financeiro do PCT Guamá, Márcio Roberto do Carmo Pereira; Kartik Kilachand eRobert Janssen, representantes do instituto indiano; Rodrigo Quites Reis, coordenador de Informação e Prospecção Tecnológica da Secti; o pesquisador Eduardo Cerqueira, do Grupo de Estudos em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia da UFPA, e o diretor técnico da ONG Ama Brasil, Luiz Felipe Moura.

 

Após esse primeiro contato, a meta é amadurecer as ideias para que a intenção de cooperação se torne concreta.

“O objetivo é instalar no Brasil e, talvez, no Pará, uma unidade para o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao ensino, sobretudo, para a educação a distância, mas não apenas, uma vez que se buscará, também, a cooperação com o ambiente acadêmico”, explica o pró-reitor Emmanuel Tourinho. O Instituto de Tecnologia da Índia, inclusive, já desenvolveu com esse fim um dispositivo, como um tablet, que utiliza software educativos usados em larga escala para a educação de populações rurais.

 

Segundo Tourinho, um acordo como esse é interessante para a Universidade porque canaliza recursos e gera oportunidades de pesquisa e formação de alunos por meio de projetos tecnológicos de ponta. “Tal parceria também há de trazer repercussões positivas do ponto de vista social e econômico para o Estado do Pará no sentido de unir forçar para aumentar nossa capacidade de buscar soluções no sentido de equacionar dificuldades com relação à educação básica na Amazônia”, conclui.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA. 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados