Parque Tecnológico do Pará é tema de Fórum Nacional


Educação, investimentos e parcerias. Esses foram os principais eixos que nortearam as discussões do primeiro dia do Fórum Nacional que reúne Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todo o país. O evento teve início na última segunda-feira, (23/7), em São Luis, no Maranhão, com a presença da governadora do Estado, Roseana Sarney, do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, entre outras autoridades. O Pará esteve representado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Mello.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação como protagonistas do desenvolvimento sustentável”, o titular do MCTI apresentou um panorama das ações do Governo Federal voltadas à CT&I e destacou a necessidade de se investir em educação para o crescimento do país. “É necessário fazermos um ‘mutirão pela educação’ para que CT&I desempenhem um papel estratégico e possam conferir agilidade e competitividade ao Brasil no cenário mundial de maneira sustentável”, ressaltou.

A abertura oficial do Fórum ocorreu à tarde com a presença de diversas autoridades regionais e nacionais, entre eles, Odenildo Sena, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). Durante sua fala, o presidente criticou a falta de investimentos nos setores, principalmente na região Norte do país. “Vem acontecendo um corte de verbas para a área de CT&I no Brasil, e hoje, não temos nem 2% do PIB brasileiro destinados à área”, revelou.

A programação também contou uma discussão em torno da Política Nacional de Financiamento dos Parques de Ciência e Tecnologia e exposição de experiências trazidas pelos parques tecnológicos dos estados do Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. A mesa foi coordenada pelo Secretário Alex Fiúza de Mello, da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti-PA). O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá) ganhou destaque com a apresentação de seu diretor presidente Antônio Abelém.

O Fórum Nacional Consecti e Confap segue até esta quarta-feira (25) e ainda discutirá as expectativas e os desafios para o desenvolvimento da ciência em diferentes panoramas, o papel das agências financiadoras para projetos de parques tecnológicos e a política nacional de software, entre outros assuntos.

 
Texto: Raphael Freire – Secti.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados