Crianças da Terra Firme participam de programação natalina no parque tecnológico

Cerca de 150 crianças do bairro Terra Firme participaram do Natal Solidário do PCT Guamá, na manhã desta quarta-feira (21). Realizado há 5 anos, o evento faz parte do calendário anual do parque tecnológico e já atendeu cerca de 1000 crianças do entorno.

A programação natalina contou com atividades lúdicas e culturais. A animação ficou por conta da equipe do PCT Guamá e do artesão e arte-educador Ângelo Fonseca, mais conhecido como Saci, que realiza um trabalho de valorização da cultura popular amazônica. “Eu faço um trabalho de pesquisa e resgate de lendas amazônicas através dos bonecos de pano que confecciono e de ações como essa em que utilizo as nossas lendas pra passar valores importantes pra criançada, como a conservação do meio ambiente, por exemplo”, afirmou o arte-educador.

Para integrar os pais e as crianças com outras ações realizadas no bairro, a associação convidou a Cia de Arte do Pro Paz, para uma pequena apresentação do grupo de Hip Hop. “É um projeto desenvolvido na periferia e que tem uma grande aceitação porque os jovens se identificam muito com o Hip Hop – dança, música e arte –  e, a partir do momento que eles se identificam, a gente consegue desenvolver um trabalho para a formação de cidadãos preocupados com a sua comunidade”, disse o arte-educador.

Além das apresentações culturais, a programação também contou com distribuição de brinquedos, apresentação do coral dos Jardim I e II e encenação de natal. Rafaele Ribeiro, 5 anos, ficou feliz com o resultado da manhã. “Gostei muito do meu presente e de ouvir as histórias do tio Saci”.

A Inteceleri, empresa instalada no prédio Espaço Inovação do PCT Guamá, realizou a doação de kits de tabuada colorida, que aceleram e facilitam o aprendizado de matemática básica, e também de tabletes e um computador para a sala de informática da associação de moradores. “Ficamos muito satisfeitos em participar da ação e nos aproximarmos da comunidade. Acreditamos que a educação direcionada para projetos inovadores nos dará um futuro melhor”, afirmou Dilmar Batista, um dos coordenadores da empresa.

Antônio Abelém, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social que administra o parque, avaliou positivamente a ação. “É sempre uma satisfação trabalhar com as crianças do entorno e ver a felicidade delas. Para as próximas edições, além da entrega de brinquedos, queremos fazer ações propositivas e fechar parcerias para atender também aos pais e às lideranças da comunidade”, informou o diretor presidente.

Nesta edição, o Natal Solidário do PCT Guamá contou com a parceria da Associação de Moradores Gabriel Pimenta e do Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA/Inpe); com o apoio da Inteceleri, do Pro Paz (Polo UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia), do Sindicato dos Rodoviários do Estado do Pará, da Montese Frios e Fatiados, colaboradores, laboratórios residentes do PCT Guamá e anônimos que endossaram a campanha de arrecadação de brinquedos.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados