PCT Guamá participa de ação sustentável na Semana do Calouro
A questão ambiental permeia a programação da Semana do Calouro do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA). O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) participa do evento, nos dias 7 e 8 de março, por meio de uma palestra sobre este ambiente de inovação sustentável e apoiando um bate-papo entre os calouros vinculados ao ITEC e as representantes de duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis que atendem ao Programa Coleta Seletiva Solidária da UFPA.
Os eventos têm parceria do ITEC, Espaço ITEC Cidadão, Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), da Comissão da Coleta Seletiva da UFPA, da Prefeitura da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Terra Firme (Concaves) e da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (Cootpa).
No dia 7 de março, das 9h às 10h, no auditório setorial do Profissional, um representante do PCT Guamá vai falar sobre a missão deste parque tecnológico, o status atual do empreendimento e as várias oportunidades da rede de serviços e negócios inovadores do Parque. Um representante da Universitec também participará desta palestra, relatando o trabalho desenvolvido por esta agência de inovação e pelo Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), que é parceiro do PCT Guamá.
No dia 8 de março, às 8h, as representantes das cooperativas de catadoras de materiais recicláveis Concaves e Cootpa farão uma visita ao Espaço ITEC Cidadão, que envolve os bosques Camilo Viana e Benito Calzavara no campus Profissional, próximo à ponte. Este ambiente é destinado a acolher a comunidade em prol da questão ambiental e envolvê-la em atividades no pomar, horta e jardins.
Depois da visita, as representantes das cooperativas seguem para o PCT Guamá, onde, às 9h, vão bater um papo com os calouros vinculados ao ITEC sobre a importância da participação deles no Programa Coleta Seletiva Solidária. “O objetivo desta palestra é mostrar a destinação do material que é coletado de forma seletiva na UFPA, como papel, plástico e metal, que estão entre os mais valorizados e podem estar presente em vários produtos que são descartados no dia a dia da universidade. Para o PCT Guamá, a conscientização dos calouros em relação à relevância deste trabalho vem ao encontro da questão da sustentabilidade, que é uma das prioridades do Parque”, comenta Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.
Representantes da Comissão da Coleta Seletiva Solidária também participam do encontro com os calouros, que iniciará com a exibição de trechos do documentário “Estamira”, biografia de uma catadora de material reciclável. Na ocasião, vão falar sobre o decreto federal 5.940 (2006), que envolve as cooperativas no processo da destinação do material reciclável. “Este encontro é uma forma de motivar os calouros a serem participativos neste trabalho, que só terá êxito a partir do compromisso de cada um”, comenta Liana Figueira, educadora ambiental e membro da Comissão.
Visitações – Depois do bate-papo com as representantes das cooperativas, os calouros vão visitar o PCT Guamá, quando terão a oportunidade de conhecer os empreendimentos já instalados e os que estão em fase de construção. A programação encerra com uma visita à Universitec, para também conhecer as start ups incubadas e os serviços desenvolvidos pela agência de inovação da UFPA.
Rede – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de parceria entre a UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Parque também tem apoio da Embrapa Amazônia Oriental, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.