Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Laboratório no PCT Guamá abre seleção para provadores de chocolate e cacau

Foto: Ricardo Amanajás – Agência Pará

O Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), laboratório vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), instalado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, abriu seleção para formar avaliadores de chocolate e cacau, que irão compor o quadro de provadores treinados.

Os selecionados serão treinados para participar da Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) de nibs de cacau e chocolate das regiões produtoras de cacau de várzea do Estado do Pará, estudo a ser realizado pela aluna Ana Júlia Lima em sua tese de doutorado.

Foto: Sidney Oliveira – Agência Pará

A seleção não exige conhecimento prévio. A equipe de provadores se reunirá uma vez por semana, no máximo por um período de 50 minutos, durante os próximos meses, até se obter avaliadores devidamente treinados. A análise sensorial permite identificar e definir parâmetros de qualidade dos alimentos e aceitação comercial.

O Centro atua em áreas como bioprospecção de espécies e controle de qualidade de materiais de origem vegetal, com serviços de atividade residual enzimática, análises de cacau, chocolate e derivados, entre outros.

Referência em inovação – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico em operação na região Norte do Brasil, e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares, entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 60 associadas (vinculadas ao Parque, mas não fisicamente instaladas), 11 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados