Uma comitiva de estudantes europeus do programa de Mestrado em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública de Empresas), do Rio de Janeiro, visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na manhã desta quinta-feira (5), para conhecer iniciativas relacionadas a agenda da bioeconomia na região.
Os alunos, oriundos de instituições de ensino europeias parceiras da FGV EBAPE, assistiram uma apresentação sobre o complexo, um pitch da startup associada Triplo S, visitaram a Fundação Guamá, gestora do parque, e conheceram os desenvolvimentos do Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA) e o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), ambos laboratórios da Universidade Federal do Pará (UFPA) instalados no PCT.
A visita faz parte do Amazon Immersion Experience 2023, imersão promovida pela FGV EBAPE em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Augusto Sales, professor e coordenador de mestrados profissionais da FGV EBAPE, explica que a imersão proporciona aos alunos uma vivência técnica e cultural importantes para a formação. “Escolhemos vir nesta época do ano devido ao Círio, que é um evento que movimenta diferentes setores da economia intensamente. Estamos tendo momentos que nos proporcionam vários olhares, do público ao privado, de cooperativas a parques industriais, da metrópole ao bioma. Essa imersão viabiliza isso, a compreensão de como esses atores se conectam e funcionam em um ecossistema que possui suas oportunidades e desafios”.
Referências em inovação – Durante a visita, a comitiva conheceu o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), executado pela Fundação Guamá no Pará e Amapá. Oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o PEIEX já capacitou mais de 100 empresas a iniciarem o processo de exportação de forma planejada nos dois estados.
No Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia, no a comitiva teve contato com as pesquisas e serviços que possibilitam o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnológica, cosmetologia, dentre outras, enquanto no CEAMAZON foi destacado o potencial de pesquisa e serviços voltados para o tratamento das questões de eficiência energética das áreas de engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química e arquitetura.
“Hoje pudemos mostrar um pouco do nosso ecossistema e destacar algumas iniciativas das empresas e laboratórios, destacando que a maioria dos produtos, serviços e pesquisas desenvolvidos no parque estão vinculados à bioeconomia. Mostramos nosso papel como agente integrador e vitrine dessas iniciativas inovadoras”, destacou Áurea Santos, coordenadora técnica da Fundação Guamá.
O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.
Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.
Oportunidade para empreendedores – Projetos públicos e privados podem contar com a competência do PCT Guamá por meio de startups e laboratórios em áreas como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), biotecnologia, educação, finanças, alimentos, energia, construção civil, automação e equipamentos dentre outras. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail milksom.campelo@fundacaoguama.org.br ou jorge.figueiredo@fundacaoguama.org.br.