Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Prefeito de Belém enfatiza a importância do PCT Guamá em desenvolvimento sustentável

Palestras, mesas de debates e workshops estão na programação. | Foto: Marcos Barbosa / Comus

Nesta terça feira, 14, o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, foi cenário do Seminário Belém China: Negócios e oportunidades, evento realizado pela prefeitura de Belém, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex Brasil, e da Fundação Guamá, organização social gestora do PCT. A programação, que dura até esta quinta-feira, 16, foi direcionada por Luiz Arnaldo Campos, da coordenadoria de Relações Internacionais do município de Belém.

Durante a abertura, Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém, destacou a satisfação em estar no complexo, relembrou outra visita realizada no espaço, e enfatizou a necessidade de maior aproximação do município com o ambiente de ciência. “O governo precisa chegar mais aqui. Precisa estabelecer laços mais profundos e orgânicos com esse parque de ciência e tecnologia tão importante para Amazônia e para o Brasil, na geração de empreendimentos em muitas áreas. Na visita que fiz pude presenciar técnicas desenvolvidas aqui que se tornam adjetivo do desenvolvimento sustentável”, declara.

Na ocasião, o PCT Guamá foi referenciado por suas atividades em pesquisa, ciência e tecnologia. Rodrigo Quites, diretor-presidente da Fundação Guamá, destacou o papel do Parque na região. “O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, continua sendo o único parque instalado na Amazônia, então continuamos com essa responsabilidade. O Brasil tem um total aproximado de 50 ambientes de inovação, desses uns 30 parques tecnológicos, e a China tem o dobro disso, e os maiores parques do mundo estão na Ásia, então nós temos essa responsabilidade do ponto de vista da região amazônica”, enfatiza.

Palestras, mesas de debates e workshops estão na programação do seminário realizado pela prefeitura no local, e que tem o objetivo de estabelecer relação institucional e cooperação com organizações públicas e privadas chinesas, visando o mercado aberto entre o país asiático e o município de Belém. A primeira palestra do evento foi ministrada pelo professor Vladimir Milton Pomar, que destacou as oportunidades para a capital paraense na maior economia do mundo.

O seminário seguirá no auditório do espaço inovação do PCT Guamá, até a próxima quinta-feira, 16, com outros debates. Cooperação para atrair investimentos; Estratégias para a promoção do potencial econômico de Belém na China, Setor produtivo de Belém e suas potencialidades; Apoio à exportação, contratos e legislação internacional, são outros temas que serão abordados nas palestras e mesas de debates do evento.

Programação

A programação continua nesta quarta-feira, 15.

Quarta-feira, 15 de fevereiro

9h – 11h
Cooperação para atrair investimentos, palestra e debate: “Uma cidade (Shaoxin) e uma província (Shandong)”, com os professores Vladimir Milton Pomar e Antônio Carlos Silva (Instituto Confúcio)

14h – 17h
“Estratégias para a promoção do potencial econômico de Belém na China” – Coordenação: Professor Vladimir Milton Pomar

MESA 1: “Prefeitura Municipal de Belém: Apoio à Cooperação com a China”: Cláudio Puty (SEGEP), Apolônio Brasileiro (SECON) e André Cunha (Belemtur).

MESA 2: “O setor produtivo de Belém e suas potencialidades”: José Maria Mendonça (FIEPA) e Elizabeth Grunvaldi (ACP)

MESA 3: “Incentivos para a atração de investimento, apoio à exportação, contratos e legislação internacional”: José Bonifácio (Fundação Guamá – APEX); Bruno Leite (Receita Federal), Thiago Tuma Antunes (OAB/PA), Paulo Bengtson (SEDEME) e  Lutfala Bitar (CODEC)

Quinta-feira, 16 de fevereiro

9h – 12h
Mesa: “Atração de Investimentos da China – Planejamento 2023/2024”; “Oficina para detalhamento de atividades”
Coordenação: Professor Vladimir Milton Pomar
Debatedores: José Maria Mendonça (FIEPA), Elizabeth Grunvaldi (ACP) e Sebastião Campos (Fecomércio).

Sobre o PCT Guamá – O PCT Guamá é resultado da parceria entre o Governo do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É o Primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil, tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi da UFPA e da UFRA em Belém, o Parque conta com mais de 40 empresas residentes, mais de 60 associados e 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos. É membro da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), maior ecossistema de inovação do mundo.

Serviço – Simpósio “Belém – China: Negócios e Oportunidades” ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no Espaço Inovação do PCT Guamá, localizado na Avenida Perimetral da Ciência km 01, S/N – Guamá.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados