A startup Dr. Click, que desenvolve softwares de gestão personalizados para clínicas e consultórios, ingressou no ecossistema de residentes do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.
O contrato foi assinado na última quinta-feira (19) por representantes da startup e Fundação Guamá, organização gestora do Parque.
O novo residente ocupará o módulo 312 do Espaço Empreendedor e terá acesso a recursos e benefícios como segurança 24h, estacionamento, vestiário, internet de alta velocidade, serviços gerais, sala de reunião, auditório, coworking, salas para treinamentos, acesso ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e à rede da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), além de descontos na contratação dos serviços dos 15 laboratórios instalados no Parque.
“Estávamos ansiosos para chegar ao PCT Guamá. Íamos para Santa Catarina, mas preferimos ficar aqui, pois identificamos oportunidades ideais na região. Queremos otimizar o que fazemos e melhorar a gestão dos nossos clientes. Estar no Parque é um diferencial para quem busca inovações a todo momento, como a Dr. Click”, comenta Márcio Bitencourt, sócio-fundador da startup.
A empresa pretende avançar para estruturação de dados populacionais e criação de modelos de saúde preditiva para o auxílio no diagnóstico de câncer de mama, colo do útero, próstata, tireoide, autismo e Alzheimer, com ajuda de inteligência artificial e metodologia desenvolvida pelo grupo de médicos ligados à empresa.
Em um ano, mais de 300 mil pacientes de 11 clínicas no Pará foram atendidos pelo sistema que fornece ao gestor um prontuário digitalizado e seguro, além de atendimento e agendamento automatizado por whatsApp, ferramentas de análise de produtividade em tempo real e um painel de controle que permite análise de dados rápida e precisa.
Qualificação para os residentes
As mais de trinta empresas instaladas no complexo são atendidas pelos serviços do portfólio do Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas, o Guamá Business, que tem como objetivo agregar valor ao negócio e melhorar ou desenvolver produtos e serviços com novas tecnologias, oferecer mentorias, consultorias e qualificação com cursos, oficinas e palestras.
Tamiles Amorin, assistente técnica da Fundação Guamá, organização social responsável pela gestão do Parque, enfatiza a importância do ecossistema formado entre os residentes. “O PCT Guamá é o ambiente ideal para empreendimentos inovadores. Aqui, projetos de diversas áreas possuem acompanhamento e suporte para que prosperem. Estar em um ecossistema que incentiva a melhoria de produtos e processos com base na expertise de profissionais qualificados e pesquisa científica é um diferencial”.
Como ser residente do PCT Guamá
Para ocupar um dos módulos do PCT, os interessados passam por uma seleção. O processo é feito por meio de edital contínuo, aberto conforme ocupação total dos ambientes. Após essa etapa é feita a análise das documentações e a apreciação da proposta de negócio por uma comissão de avaliação.
Podem ser residentes pessoas jurídicas com empreendimento de base tecnológica ou impacto socioambiental, com projetos e empreendimentos em estágio de validação de produto ou serviço; empresas que já validaram seu produto ou serviço e possuem projeto de estruturação para ampliação da carteira de clientes; empresas constituídas há menos de dois anos, que já começaram um negócio e buscam acelerar suas atividades; empresas em operação há no mínimo um ano, com resultados e projeções financeiras positivos.