Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
(Tecnologia Ambiental)
O INPE Amazônia é um dos centros regionais do INPE (No total são 3, um em Natal-RN, um em Santa Maria-RS e o de Belém). Essa unidade da Amazônia é responsável pela condução do programa Amazônia, que contempla o monitoramento da Amazônia Legal Brasileira, através da utilização de imagens de satélite, programa este composto pelos projetos PRODES, DETER, DETEX/DEGRAD e o TerraClass. Estes projetos monitoram o corte e a degradação da floresta e fazem um mapeamento de uso da área desflorestada.
O INPE Amazônia também atua como um capacitador de mão-de-obra regional e de outros países por meio de acordos de parcerias com organismos como a JICA (Agência Japonesa de Cooperação), a ABC (Agência Brasileira de Cooperação) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), para que técnicos de países com florestas tropicais possam receber treinamento nas técnicas de monitoramento de florestas desenvolvidas pelo INPE.
Instituto Tecnológico Vale – ITV (Desenvolvimento Sustentável)
O Instituto Tecnológico Vale (ITV) é uma instituição que busca criar opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias de forma que se expandam de maneira sustentável o conhecimento e a fronteira dos negócios da Vale.
O ITV tem como objetivo tornar-se referência como instituição de excelência em desenvolvimento de ciência e tecnologia nas áreas de Mineração e Desenvolvimento Sustentável com ênfase em pesquisas de longo prazo desenvolvidas em parceria com a comunidade científica regional, nacional e internacional. Associação sem fins lucrativos, o Instituto Tecnológico Vale tem como sua principal mantenedora a Vale.
Parafarma (Biotecnologia)
Será o primeiro laboratório público de pesquisa e desenvolvimento em biofármacos do Brasil. A implantação da unidade de pesquisa do projeto está orçada em R$ 41,5 milhões. O projeto é destinado à produção de medicamentos à base de plantas e deve ser expandido para vários municípios do estado do Pará com a expectativa de contribuir para a ampliação das opções terapêuticas ofertadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir mais acesso a plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia.
Instituto SENAI de Inovação – ISI (Tecnologia Mineral)
Voltado para a área de tecnologia mineral. Vai trabalhar com determinação e modelagem de impactos ambientais da mineração
(minas ativas e abandonadas), baseado em métodos de levantamento e ajuste (Geo-Information Systems -GIS) e técnicas de sensoriamento remoto. Alinhamento com Alcoa, Imerys, MRN, Vale. Pré-projetos demandados para o ISI (Geodésica, geografia, geologia, monitoramento ambiental, geo-ecologia; Geo-informática, modelagem geológica, geoestatística, hidrogeologia, Sensoriamento remoto e espectroscopia Alinhamento com UFPA/Petrobras em geofísica (métodos sísmicos, potenciais e eletromagnéticos).
Laboratório Amazon Fer (Tecnologia de Pontes e Ferrovias)
Desenvolve soluções em tecnologias para pontes, rodovias e ferrovias.
Escola Estadual Tecnológica
Centro de Acreditação de Laboratórios do Inmetro Pará
(Metrologia)
Este centro visa oferecer serviços de acreditação, ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança nas atividades de avaliação da conformidade, com o selo do Imetropará, visando atender empresas e laboratórios do Pará e região.
Escola de Ensino Médio Profissionalizante Celso Malcher
Ambiente de qualificação de jovens e adultos em nível técnico e em formação inicial e continuada, considerando como eixos tecnológicos as áreas de recursos naturais, controle e processos industriais e informação e comunicação. Na dinâmica dos cursos estão previstas metodologias com palestras, visitas técnicas, seminários, videoconferências e a participação em eventos por meio de parcerias com o PCT Guamá, universidades e outras instituições de ciência, tecnologia e pesquisa.