O Café Sabidus, de Bragança, região Nordeste do estado, é o novo membro do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O objetivo é exportar de forma planejada e segura, possibilitando a comercialização do produto no mercado internacional de maneira competitiva. O PEIEX garante suporte com informações, atendimento individualizado e metodologia específica para os empresários e cooperativas que adequam-se à exportação de seus respectivos produtos. No Pará e Amapá, o programa é operacionalizado pela Fundação Guamá, gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).
O Café Sabidus surgiu depois que o empreendedor Bruno Nozaki observou que o fruto secava no pé dos cafeeiros de propriedades de Bragança.
“As pessoas que colhiam pararam de apanhar o fruto porque estão idosas. O beneficiamento é trabalhoso. Procuramos resgatar a cultura do café na região de maneira sustentável, favorecendo a agricultura familiar. Atualmente, não temos planos de cultivo em larga escala e monocultura. Queremos favorecer a agricultura familiar que esteja próxima do café, cacau, cupuaçu, canela, erva-doce entre outros”.
Atualmente, a empresa comercializa três sabores de café em seu portfólio: tradicional, café com erva-doce e o blend café, cacau, canela e baunilha.
Apex-Brasil e o PEIEX
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.
Como fazer parte do PEIEX
A admissão no PEIEX é feita por etapas de análise.
A primeira etapa é a análise de documentos, que exige empresa constituída há mais de 6 meses, cadastro CNAE indicando fabricação do produto e CNPJ ativo.
A segunda etapa consiste na avaliação do negócio para conhecer a empresa, compreender o seu momento atual e o seu potencial exportador.
Em caso de bens, serão avaliados o perfil do produto, o seu potencial para exportação, facilidade de entrada em mercados internacionais, entre outros.
Em caso de serviços, avalia-se o potencial de escalabilidade e entrada para novos mercados.
A terceira etapa visa a prática do plano de exportação com a apresentação de um plano para a exportação com indicações técnicas de mercado e produto em potencial, e outras estratégias, visando mitigar os riscos de uma internacionalização não planejada.