Nesta terça-feira, 10, o diretor presidente do Parque de C&T Guamá, Antônio Abelém, e o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, receberam, na sede do parque tecnológico, a visita do Magnífico Reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Juarez Quaresma, do titular da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Theo Pires, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hildegardo Nunes.
As vantagens para os empreendimentos instalados e associados ao PCT Guamá e os serviços tecnológicos oferecidos foram os principais temas abordados no encontro. “O PCT Guamá oferece preços competitivos e uma variedade de serviços tecnológicos agregados, como captação de recursos, difusão tecnológica, serviços de inteligência competitiva e interface com financiadores e centros de pesquisas. Os empreendimentos podem se instalar, por meio de editais, em lotes do parque ou em salas do Espaço Inovação, prédio que será inaugurado em breve”, esclareceu o diretor presidente do parque tecnológico, Antônio Abelém.
Articulada pela Sectet, a reunião teve o objetivo de aproximar o parque tecnológico de outras instituições estaduais. “O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá é um empreendimento do Governo do Estado do Pará, em parceria com a UFPA, UFRA, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fapespa. O empreendimento é uma ferramenta estratégica que vai contribuir, cada vez mais, para um desenvolvimento sustentável pautado na ciência e na tecnologia. É fundamental que esteja integrado com outras pastas de governo”, afirmou o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello.
Os representantes das instituições estaduais fizeram uma visita ao Espaço Inovação e ao Laboratório de Qualidade do Leite (foto abaixo). “O suporte tecnológico oferecido pelo Parque de C&T Guamá vai ser peça decisiva para a atração de novos investimentos ao Pará e para o fortalecimento de iniciativas locais” destacou Hildegardo Nunes, da Sedap.