Parque de Ciência e Tecnologia Guamá apoia workshops do Projeto Peiex
Uma série de 11 workshops, que tem partida nesta segunda-feira (12/1), retoma as atividades do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) viabilizada pela Unidade Apex do Pará, no Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (CIN-Fiepa). As capacitações têm parceria do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).
Mais de 50 empresas estão sendo atendidas pelo Peiex na Região Metropolitana de Belém (RMB). O projeto também envolve equipes técnicas, que prestam consultoria para mais de 10 mil empresas em 13 estados brasileiros, propondo a aplicação de um sistema de resolução de problemas que visa melhorar a estrutura técnico/gerencial das empresas brasileiras, promovendo a competitividade destas no mercado interno e na busca por uma melhor qualificação para a exportação. O PCT Guamá é parceiro do Peiex no atendimento a demandas de inovação tecnológica que são identificadas durante o projeto.
Empreendedores atendidos pelo Peiex participarão das seguintes capacitações, conduzidas por consultores com expertises em áreas relacionadas à gestão financeira, estratégica, processos, liderança, marcas e patentes, pesquisa de mercado e vendas: Gestão Estratégica de Custo / Controle e Índices Financeiros, com Márcio Fernandes; Direcionadores Estratégicos / Estratégia e Processo, com Márcio Araújo; Liderança e Ética Profissional / Excelência no Atendimento e Imagem Profissional, com Wagner Pinto; Registro de Marcas e Patentes, com Thais Haber; Como Elaborar um Plano de Capacitação/ Clima Organizacional e Motivacional, com Raquel Conde; Como Elaborar uma Pesquisa de Mercado/ Planejamento de Vendas e Ferramentas Comerciais, com Carlos Elson.
Para o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, esta parceria com o Peiex fortalece as frentes de trabalho do parque paraense e contribuem para estimular o network entre as empresas que estão na rede do PCT Guamá e as empresas de base tecnológica atendidas pelo projeto. “Iniciativas como capacitações e consultorias em setores como os relacionados nestes workshops são demandas constantes e necessárias para o amadurecimento e competitividade destes empreendimentos”, declara.
Peiex – O projeto busca introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação, contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda e promover a interação e a cooperação entre as empresas e instituições tecnológicas.
Rede – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da SECTET, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).
Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Texto: Solange Campos – Ascom / PCT Guamá.