Escola técnica Celso Malcher conquista prêmio no Inova Servidor

A Escola de Ensino Técnico do Pará Dr. Celso Malcher faz parte do complexo do PCT Guamá

Aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de alunos da rede pública é um dos objetivos do Gamificação Celso Malcher, projeto que conquistou o primeiro lugar, na categoria serviços, no concurso Inova Servidor, desenvolvido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará, EGPA. A iniciativa premiada é da A Escola de Ensino Técnico do Pará Dr. Celso Malcher, EETEPA, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia, PCT Guamá. A premiação ocorreu no teatro gasômetro em Belém, na quarta-feira, 09.

A notícia do prêmio foi recebida com surpresa e alegria por alunos e pela coordenação de integração da escola. “É importante ressaltar que esse destaque, dentre todas as secretarias e órgãos do Estado, com um projeto voltado a educação, e que veio de uma escola técnica localizada no bairro da Terra Firme, representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por todos da escola, e que principalmente está mudando vidas”, reforça o coordenador Andrey Rabelo.

O objetivo do Gameficação é promover ações didático-pedagógicas inovadoras na formação de professores e alunos da EETEPA

O Gamificação, metodologia que usa a lógica dos games na educação para tornar o aprendizado mais atrativo, tem como principal objetivo promover ações didático-pedagógicas inovadoras na formação de professores e alunos da EETEPA. O projeto visa adquirir conhecimentos e dar soluções para problemas específicos no ambiente da instituição. Uma das etapas da iniciativa foi uma gincana, que mobilizou toda a escola em uma competição virtual com representantes de turmas, em junho do ano passado. A proposta inovadora foi pensada para envolver a comunidade escolar em atividades que usam as mecânicas dos games para promover engajamento, e potencializar a busca pelo conhecimento.

Inova Servidor

Essa foi a terceira edição do prêmio Inova Servidor, com o tema: Consolidando a Cultura de Inovação. O evento reúne servidores e instituições com ideias e projetos que possam mudar determinado atendimento ao público ou transformar serviços a um baixo custo.

Destaque no Ideb

A escola também foi a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na Região Metropolitana de Belém, e a sexta no Pará com nota 4.6, entre as escolas públicas estaduais e federais. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 21, pelo Ministério da Educação.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, com a finalidade avaliar a qualidade do aprendizado nacional e criar metas para melhorar o ensino nas escolas. O índice é um indicador importante para monitorar a qualidade da educação, sendo calculado a partir de componentes como: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. O Ideb avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática.

Inaugurada em 2018, a escola Dr. Celso Malcher desenvolve suas atividades utilizando um sistema de aprendizado científico, o STEM, que significa Science, Tecnology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), um tipo de metodologia que integra as disciplinas educacionais. Trata-se de um conceito inovador de educação. Os programas de aprendizados baseados neste modelo propõem aumentar o interesse dos alunos para seguirem carreiras nessas áreas. É uma forma de aprendizado que combina o ensino tradicional em sala com atividades digitais e práticas, para que os alunos tenham diferentes experiências no aprendizado e na resolução de problemas.

A instituição técnica oferece ensino médio integrado com cursos técnicos como administração, alimentos, informática, informática para internet, meio ambiente e segurança do trabalho, com turmas nos turnos da manhã e da tarde. Os alunos contam ainda com atividades de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), como introdução de geração de energia solar, biossegurança e lógica de programação. A unidade faz parte da integração do ensino médio regular com a educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

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