
O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá sediará, entre 13 e 17 de outubro, o workshop piloto da AI Climate Academy, iniciativa global dedicada ao uso responsável da inteligência artificial no enfrentamento da crise climática. As inscrições estão abertas até 29 de agosto, neste link.
Integrado às ações preparatórias para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém, o evento contará com palestras, estudos de caso e discussões facilitadas sobre o papel da IA no desenvolvimento de soluções climáticas éticas, eficazes e adaptadas às realidades locais.
A AI Climate Academy foi criada para fortalecer capacidades tecnológicas em países em desenvolvimento, com foco especial no Sul Global. O objetivo é promover a concepção, adaptação e implementação de tecnologias que unem inovação, equidade e sustentabilidade, além de estimular políticas públicas favoráveis à inovação climática.
Voltado a profissionais de governos, fundações filantrópicas, organizações não governamentais, setor privado e instituições de ensino, o workshop piloto está aberto a candidaturas de representantes de todos os países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). Todos os custos de passagem e hospedagem serão cobertos pela organização.