PCT Guamá e Ciat são destacados em livro lançado pelo MCTI

Ambos foram mencionados como bases importantes para o ecossistema inovador na Amazônia
Foto: Agência Pará

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, e o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, foram destacados no livro “Brasil Inovador – Quatro décadas das políticas públicas que impulsionaram os ambientes de inovação e empreendedorismo no país”, lançado este mês pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os dois ambientes de inovação paraenses são mencionados na obra como conquistas importantes para o ecossistema da Amazônica.

O livro reforça o papel do PCT Guamá como primeiro parque tecnológico a entrar em operação no norte do Brasil, para estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável na região. O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

“A atuação de um parque tecnológico na Amazônia exige uma preocupação socioambiental permanente. Precisamos também atuar muitas vezes longe da nossa sede, pois projetos relevantes são desenvolvidos com comunidades ribeirinhas e uma das lições aprendidas foi a necessidade de termos uma gerência de sustentabilidade que consegue fazer a ponte entre o conhecimento científico e tecnológico com as demandas da sociedade.” Rodrigo Quites, diretor-presidente da Fundação Guamá.

Expansão do ecossistema paraense

O Ciat, inaugurado em 2023, também foi citado como um espaço importante para expansão do ecossistema de inovação na região oeste do Pará, promovendo o desenvolvimento tecnológico local. O centro se beneficia da expertise técnica e da infraestrutura do PCT Guamá, atuando como uma extensão estratégica para disseminar a inovação tecnológica e estimular o empreendedorismo em regiões mais distantes do estado. “Estar presente no livro é um marco que valida o nosso compromisso em conectar ciência, tecnologia e empreendedorismo. O Ciat tem trabalhado para transformar o oeste do Pará em um polo de inovação, sempre priorizando soluções que atendam às necessidades da nossa região e impulsionem o desenvolvimento sustentável.”, declara Daniel Nunes, coordenador do centro.

O Ciat é o primeiro ambiente de inovação na região oeste do Pará, localizado no município de Santarém.  O local oferece espaço coworking, serviços especializados, eventos de apoio à exportação, oficinas, capacitação e certificação para empreendedores e empresários da região.

Lançamento livro Brasil Inovador

O lançamento do livro “Brasil Inovador” ocorreu durante uma cerimônia realizada pelo MCTI, no último dia 10 deste mês, em comemoração aos 20 anos de criação da Lei de Inovação (10.973/2004), que ao longo de duas décadas trata sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.

A obra celebra os 40 anos de políticas públicas voltadas ao apoio e desenvolvimento dos ambientes de inovação no Brasil, e reforça os avanços nos últimos anos que reafirmam o papel da ciência, da tecnologia e da inovação no desenvolvimento sustentável do país. A obra traz informações sobre o papel do MCTI no apoio ao movimento inovador, desde a criação de políticas públicas, como o Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores (PNI), em 1998, até o investimento em parques tecnológicos, centros de inovação, incubadoras e aceleradoras de startups. Outro destaque na obra, é o surgimento e a consolidação de ecossistemas de inovação em diversas regiões do país, como resultado da parceria entre governos, universidades e setor privado. O Brasil conta atualmente com 62 parques tecnológicos em operação, além de 294 incubadoras de empresas e 65 aceleradoras. Essas iniciativas envolvem mais de 10 mil empresas inovadoras. 

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Localizado às margens do rio que dá nome ao complexo, o PCT Guamá está situado entre os campi das duas universidades e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 40 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados