Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Acordo foca na inserção de startups do PCT Guamá no mercado global

Com início em Portugal, acordo com Porto Digital Europa e APDE vai apoiar startups do PCT Guamá
Foto: Alexandre Chagas – Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, o Núcleo de Gestão do Porto Digital Europa (NGPD), em Portugal, e a Associação de Desenvolvimento Criativo (APDE), assinaram um acordo de cooperação. A parceria visa incentivar a inserção de startups do Parque no mercado europeu, com início das ações em Portugal, para fomentar a inovação e o empreendedorismo, por meio do intercâmbio de empresas, possibilidade de captação de recursos no exterior e suporte a negócios.

De acordo com Heraldo Ourem, diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, a parceria irá oferecer acesso a infindáveis fontes de financiamento. “O Porto Digital Europa é uma estrutura de 2 mil metros quadrados, com 200 pontos de trabalho, e está situado em Aveiro, Portugal. A localização permite o acesso privilegiado para quem trabalha com a comissão europeia e recursos do fundo europeu, por exemplo, entre outras oportunidades infinitas”, afirma o diretor.

“O Porto Digital é o maior parque lotado no Brasil e possui escritório em Portugal. Só o fato de termos uma cooperação com eles é importante para entendermos as estratégias de funcionamento e crescimento. Por meio da assinatura do contrato, as empresas do PCT terão acesso a um ponto de apoio na Europa, então se um empresário nosso quiser fazer negócios no mercado europeu, ele já vai ter um escritório disponível para operar”, detalha Rodrigo Quites, diretor-presidente da Fundação Guamá, organização gestora do PCT.

Segundo Bonifácio Sena, supervisor da Gerência de Empreendimentos Inovadores (GEI) da Fundação Guamá, o acordo é uma forma de impulsionar a internacionalização de iniciativas do PCT Guamá, que já possui projetos com o mercado externo desde 2019. “Queremos ampliar a visão da Europa sobre o nosso país e mostrar que, aqui no Brasil, temos ciência e tecnologia capazes de fazer frente e de entrar em parceria com esses grandes centros tecnológicos. A ideia central é que tenhamos a possibilidade de projetar o nosso hub de empresas, principalmente as residentes, para o mercado internacional”, afirma.

Foto: Alexandre Chagas – Fundação Guamá

O documento foi assinado durante o Amazônia Tech: Conferência Pan-Amazônica de Ciência e Tecnologia, evento realizado no complexo no mês passado. Além do PCT Guamá, outros seis parques tecnológicos do Brasil fazem parte do projeto. O acordo conta com validade inicial de cinco anos e pode ser renovado mediante avaliação, no qual as partes envolvidas irão assumir os custos das atividades e garantir o cumprimento das legislações de proteção de dados, como a LGPD e o GDPR. 

Vantagens para startups

O acordo prevê que empresas instaladas no PCT Guamá acessem benefícios, como a possibilidade de expandir seus negócios para regiões de influência, através da inovação aberta (open innovation). Essa modalidade de parceria entre os parques tecnológicos irá facilitar a internacionalização de ideias e o desenvolvimento de projetos por meio da colaboração entre as iniciativas.

A inserção das empresas no mercado europeu traz diversos benefícios, como o acesso a um ambiente regulatório estável com mais de 500 milhões de consumidores e a conexão com ecossistemas empresariais e tecnológicos de alto nível de desenvolvimento. “Portugal quer se posicionar como o principal portão tecnológico para entrar na Europa ocidental”, diz Bonifácio.

“O país tem criado processos seletivos criteriosos para projetos que querem fixar negócios no local. É através deles que é possível conseguir visto, benefícios sociais e entrar com recursos não reembolsáveis”, explica. De acordo com Bonifácio, a parceria é estratégica pois permite que o PCT Guamá projete suas iniciativas para o mercado internacional, além de possibilitar que o complexo também receba projetos do Porto Digital no espaço físico em Belém, o que, segundo ele, é um grande passo para o desenvolvimento tecnológico da Amazônia.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Localizado às margens do rio que dá nome ao complexo, o PCT Guamá está situado entre os campi das duas universidades e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 40 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Texto de Ayla Ferreira, com supervisão de Sérgio Moraes

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados