Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá participa de painel sobre parques tecnológicos no Web Summit Lisboa

Evento discute desafios tecnológicos na indústria e desenvolve redes de conexões entre negócios
Foto: Bonifácio Sena / Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá participa do Web Summit Lisboa 2024, maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do mundo. O convite para o evento surgiu durante uma missão realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Singapura, e reuniu outros parques tecnológicos do Brasil. “A partir deste diálogo, o MCTI identificou a maturidade do PCT como representativa no Brasil para ser apresentada em uma das principais conferências de tecnologia da Europa, o Web Summit de Lisboa”, explica Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, instituição que administra o complexo do Governo.

A programação reúne empresas, startups e investidores para discutir os desafios tecnológicos na indústria e também desenvolver redes de conexões entre negócios. Mais de 70 mil pessoas participam do evento na capital portuguesa até a próxima quinta-feira, 14. “Fomos convocados para apresentar alguns cases de sucesso que estamos construindo no Pará e na região Amazônia, sobretudo em questões ambientais que cada vez mais estão no centro das principais discussões internacionais. Hoje falar da Amazônia é pensar no futuro e não só na preservação, mas na valorização das pessoas e dos ativos que ela possui”, detalha Bonifácio Sena, supervisor de projetos e internacionalização, que representa o parque no evento. 

Inovação na região Amazônica 

O parque tecnológico do Pará participa das atividades, nesta quarta-feira (13), no Pavilhão Brasil, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), dentro do painel que vai discutir sobre o papel dos parques tecnológicos no desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e apoio às empresas inovadoras.

Foto: Bonifácio Sena / Fundação Guamá

“A presença do PCT Guamá, o único parque tecnológico da Amazônia, no Web Summit Lisboa 2024 representa um marco significativo não só para o ecossistema de inovação brasileiro, mas também para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. Este convite reconhece a importância estratégica do PCT Guamá como um elo essencial entre a inovação tecnológica e as necessidades socioambientais da Amazônia. Participar de dois momentos relevantes no evento, um sobre inovação e sustentabilidade e outro sobre a experiência dos parques tecnológicos brasileiros, é uma oportunidade única para mostrar ao mundo o potencial de inovação que está sendo desenvolvido na região Amazônica”, enfatiza Sheila Pires, diretora na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.

Pavilhão Brasil no Web Summit Lisboa

O Pavilhão Brasil é uma iniciativa do MCTI, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Sebrae. Fazem parte da programação do pavilhão um seminário de internacionalização, com foco no apoio às empresas brasileiras que desejam exportar, intercâmbio e cooperação entre as entidades brasileiras e europeias, e ainda visitas técnicas a centros de inovação e instituições fazem parte da programação do Pavilhão Brasil.

A participação do Brasil e do PCT Guamá nesta e em outras edições do Web Summit são oportunidades para parcerias e visibilidade internacional para as iniciativas brasileiras. 

“Acreditamos que o PCT Guamá, com outros parques tecnológicos brasileiros, pode contribuir de forma decisiva para fortalecer o ecossistema de inovação, não só em termos de geração de novos negócios, mas também na criação de soluções que tragam benefícios concretos para a sociedade e para o meio ambiente. O convite para o PCT Guamá é um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação de todos os envolvidos no parque, que têm se empenhado para transformar a região em um polo de inovação e desenvolvimento. A participação do parque no Web Summit será uma excelente oportunidade para trocar experiências, aprender com outras iniciativas globais e, acima de tudo, mostrar ao mundo que a Amazônia, com toda a sua riqueza natural e cultural, também é um terreno fértil para a inovação, a sustentabilidade e o empreendedorismo de base tecnológica”, reforça Sheila.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Foto: Bonifácio Sena / Fundação GuamáLocalizado às margens do rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT Guamá está situado entre os campi das duas universidades e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 40 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados