Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá coordena avaliação de projetos científicos da 34ª Conferência Anprotec

É o quarto ano consecutivo que o parque paraense avalia trabalhos de todo o Brasil

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá coordena a Comissão Científica da 34ª Conferência Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), que será realizada de 2 a 5 de novembro em São José dos Campos, São Paulo, no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT). Nas três últimas edições, o parque paraense co-chefiou a comissão, responsável pela avaliação de trabalhos científicos de todo o país.

Foto: Thalmus Gama – Agência Pará

Com o tema “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”, a conferência deste ano divide os trabalhos em duas categorias: “Artigos Técnicos” e “Relatos de Boas Práticas”. Os melhores de cada categoria serão apresentados oralmente e concorrem à premiação. Além disso, 20 trabalhos de cada categoria serão exibidos online, e outros serão selecionados para publicação nos anais do evento.

Os trabalhos são alinhados ao tema central e a pelo menos uma das trilhas temáticas:

  • Novos Papéis dos Ecossistemas de Inovação;
  • Ambientes de Inovação e Academia;
  • Articulação e Integração;
  • Ambientes de Inovação em Rede;
  • Ambientes de Inovação, Territórios e Cidades;
  • Mudanças Climáticas e Sustentabilidade;
  • Demografia e Envelhecimento Populacional.

“Em 2024, foram avaliados 153 trabalhos originais, o que reflete a maturidade dos ambientes de inovação no Brasil e o caráter colaborativo do setor, com lições compartilhadas de todas as regiões do país. Estarmos nesta posição destaca o reconhecimento do PCT Guamá no ecossistema nacional. Destaco também a grande quantidade de aprovados da região norte, o que indica um aumento da atenção aos temas de empreendedorismo e inovação aqui na Amazônia”, afirma Rodrigo Quites Reis, coordenador da comissão científica da Anprotec e diretor-presidente da Fundação Guamá, gestora do PCT Guamá.

A conferência, co-promovida pela Anprotec e o Sebrae, é um evento anual que reúne participantes do ecossistema de inovação para discutir empreendedorismo inovador, debater o papel dos ecossistemas de inovação, compartilhar práticas e tendências, fomentar conexões e propor apoio ao empreendedorismo, além de dar visibilidade ao trabalho de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos.

A Anprotec

A Anprotec, criada em 1987, é uma associação sem fins lucrativos que reúne 420 associados, incluindo incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings e instituições de ensino e pesquisa. Líder no desenvolvimento de incubadoras e parques tecnológicos no Brasil, a Anprotec promove capacitação, políticas públicas e disseminação de conhecimentos para fortalecer o empreendedorismo e a inovação no país. Com um dos maiores sistemas globais de parques tecnológicos e incubadoras, o Brasil conta atualmente com 291 incubadoras, 61 parques em operação e 65 aceleradoras, apoiando cerca de 10 mil empresas inovadoras. A Anprotec, junto a seus parceiros, visa impulsionar o desenvolvimento sustentável do país por meio do empreendedorismo inovador.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Localizado às margens do rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT Guamá está situado entre os campi das duas universidades e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 40 associados (vinculados ao parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

O PCT Guamá integra a Anprotec e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados