Propostas inovadoras que podem virar projetos podem ser inscritas até 18 de agosto
Estão abertas as inscrições para a Chamada de Ideias 2024, “International Cooperation Day – IncoDay” (Dia Internacional do Cooperativismo), que será realizado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. O evento é organizado pela Federação Ibero-Americana de Entidades Empresariais de Tecnologia da Informação (ALETI), BraFIP e EscalaLatam. As inscrições podem ser feitas até 18 de agosto por meio de um formulário online.
Voltada para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a Chamada permite que empresas paraenses apresentem ideias inovadoras e criem conexões nacionais e internacionais. Durante o IncoDay, as 15 melhores propostas serão selecionadas por um comitê para um pitch, uma apresentação rápida e dinâmica de negócios para atrair parceiros. No ano seguinte, a BraFIP elaborará um plano de trabalho executivo para implementar as cinco melhores ideias, com suporte de especialistas. As ideias vencedoras também ganharão maior visibilidade nos mercados locais e internacionais.
O evento é um convite público anual para submissão de ideias e projetos de PD&I colaborativa, realizados internacionalmente em português, inglês e espanhol. O PCT Guamá sediará a 8ª edição do IncoDay no dia 27 de novembro, em parceria com a Fundação Guamá, organização social gestora do Parque.
O tema do evento será “Conectando Inovação e Sustentabilidade na Amazônia”, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). A edição em Belém tem o objetivo de promover a inovação colaborativa e sustentável, conectando projetos com o futuro da tecnologia e da bioeconomia na Amazônia.
“O IncoDay é um evento itinerante, que a cada ano se realiza em uma localidade diferente, e ocorre em Belém do Pará pela primeira vez. Já aconteceu em inúmeras cidades do Brasil e no exterior. É a oportunidade de expor ideias transformadoras para nossa rede de relacionamentos internacional”, destaca Roberto Mayer, presidente da BraFIP.
Referência em inovação na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.
Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.