Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá participa de eventos globais realizados em Porto Alegre

Foto: Ascom / Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá marcou presença na Conferência da América Latina 2024 da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), principal organização de ecossistemas de inovação global. O encontro, realizado em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, foi promovido pelos parques científicos e tecnológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), instituições que compõem a Aliança para Inovação do estado gaúcho.

O PCT Guamá, um empreendimento público estadual, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), é o único representante da IASP na Região Norte do Brasil. Durante a Conferência, estiveram presentes os principais Parques Tecnológicos da América Latina. O encontro proporcionou a oportunidade de conhecer a estrutura física e compartilhar experiências adquiridas nos Parques Tecnológicos com o objetivo de promover o crescimento das empresas e projetos em diferentes áreas da América Latina. A expansão dos ecossistemas de inovação é favorecida pela colaboração em rede, com Parques Tecnológicos colaborando frequentemente para atender às necessidades dos residentes em busca de serviços especializados.

Foto: Ascom / Fundação Guamá

O foco principal da Conferência foi “Parcerias para Inovação Integrando a América Latina para Gerar Impacto”. Visitas a locais inovadores, palestras e atividades de networking também estavam incluídas na agenda. Passamos pelo Tecnosinos, pelo Parque Zenit da UFRGS, pelo Instituto Caldeira, e no segundo dia o evento foi realizado no TecnoPUC. Acredito que a missão do PCT Guamá é promover a criação e interligação de novos parques tecnológicos em toda a região da Pan-Amazônia. Trocamos ideias com os colegas peruanos e os conectamos ao projeto PaCTAS, o Parque de Ciência e Tecnologia do Alto Solimões, localizado na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. O modelo de parques tecnológicos precisa se espalhar pela Amazônia para garantirmos o desenvolvimento sustentável”, comenta Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, que administra o PCT Guamá.

Foto: Ascom / Fundação Guamá

O PCT Guamá também participou do painel “Inovação e biodiversidade, seu papel na inovação. “ecossistemas na América Latina”, no South American Summit 2024, associado à conferência IASP, uma das mais importantes apresentações globais para empresas, startups, investidores e instituições que desejam acelerar a inovação, identificar oportunidades e criar negócios. Durante três dias, o evento reuniu mais de 24 mil participantes e 600 palestrantes de todo o mundo. “Foi interessante porque juntos tínhamos o parque mais ao norte do Brasil, o PCT Guamá, o parque mais ao sul, o Oceantec da Universidade do Rio Grande-RS e o principal empreendedor da comunidade HeroStartup do Peru, e tínhamos o TecnoPUC do Porto como anfitriões feliz Enfatizei no painel que na Amazônia, além de todas as questões que os tecnoparques brasileiros tratam, há também questões territoriais, comunidades agro-minerárias que devem ter apoio técnico para crescer e manter a silvicultura. Além das startups, temos gente da Amazônia”, enfatiza Rodrigo.

Foto: Ascom / Fundação Guamá
Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados