Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Instituto Tecnológico Vale ingressa no ecossistema de residentes do PCT Guamá

Foto: Thalmus Gama / Agência Pará

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) inaugurou seu módulo no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, nesta quinta-feira (14). A instituição ingressou no ecossistema de residentes do complexo, em outubro do ano passado. O espaço está localizado no 3° piso, sala 16, e será utilizado para receber grupos interessados em suas atividades.

O ITV atua no Brasil por meio do ITV Desenvolvimento Sustentável, sediado em Belém, e do ITV Mineração, que possui unidades em Ouro Preto e Santa Luzia, em Minas Gerais. Reconhecido por seu papel ativo na promoção da pesquisa científica, o instituto tem contribuído para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e científicas para os desafios da sustentabilidade e para as futuras gerações.

Até julho deste ano, o ITV investiu R$ 800 milhões em pesquisas, publicando mais de 1.800 trabalhos científicos e apoiando 225 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

Guilherme Oliveira, diretor científico do ITV, enfatiza que a inauguração do espaço no PCT Guamá fortalece os laços entre o instituto e o complexo. “Nossa presença no PCT se deve ao instituto querer interagir mais com ambientes de inovação para levar nossas tecnologias e auxiliar a criação de outras que virem produtos, serviços e até novas empresas. O parque é uma referência na Amazônia e essa parceria vai gerar bons frutos, resultados positivos”, concluiu.

Jorge Figueiredo, gerente de Atração e Consolidação de Empreendimentos da Fundação Guamá, instituição responsável pela gestão do PCT, destaca a importância da instituição para o complexo. “O ITV respira tecnologia, inovação e sustentabilidade, assim como o parque. Ter um parceiro como o Instituto no nosso ambiente soma para a elaboração de projetos em diversas áreas importantes para o estado e região que alcançarão futuras gerações e se refletirão em qualidade de vida”.

Vantagens no PCT Guamá 

Empresas e laboratórios instalados no PCT Guamá têm acesso à infraestrutura completa com segurança 24h, internet de alta capacidade e velocidade, estacionamento, vestiário, serviços gerais, sala de reunião, auditório, coworking, salas para treinamentos, acesso ao Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas (Guamá Business), no qual podem acessar mentorias (orientações prestadas por profissionais da Fundação Guamá e empreendedores credenciados), consultorias com descontos, assessoria técnica e atividades de qualificação (cursos, oficinas, palestras e treinamentos), além de acesso ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e à rede da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), bem como descontos na contratação dos serviços dos 12 laboratórios instalados no complexo.

Para se tornar residente do PCT Guamá, os interessados passam por uma seleção. O processo é feito por meio de edital contínuo, aberto conforme ocupação total dos ambientes. Após essa etapa é feita a análise das documentações e a apreciação da proposta de negócio por uma comissão de avaliação.

Podem ser residentes pessoas jurídicas com empreendimento de base tecnológica ou impacto socioambiental, com projetos e empreendimentos em estágio de validação de produto ou serviço; empresas que já validaram seu produto ou serviço e possuem projeto de estruturação para ampliação da carteira de clientes; empresas constituídas há menos de dois anos, que já começaram um negócio e buscam acelerar suas atividades; empresas em operação há no mínimo um ano, com resultados e projeções financeiras positivos.

Referência em inovação na Amazônia 

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados