Uma comitiva da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, na última sexta-feira (24), para discutir e elaborar o planejamento da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento com a Fundação Guamá, Organização Social gestora do complexo de pesquisa e inovação. O evento está previsto para ocorrer em junho deste ano, presencial e virtual, e será aberto à sociedade com seminários, palestras e exposições.
O diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Felipe Ericeira, lembrou que a última edição presencial do evento ocorreu em 2019, na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa); e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mas que por conta da pandemia de Covid-19 precisou ser adaptado para uma versão virtual em 2020 e 2021.
“O evento precisou de ajustes para continuar ocorrendo enquanto as medidas de proteção em decorrência da pandemia estavam em vigor. Com a flexibilização, temos a intenção de ampliar. Estamos debatendo com a Fundação Guamá a possibilidade de trazer esta edição ao PCT. Aqui temos mais espaço e estrutura completa, e poderíamos trabalhar com um público maior e em mais atividades”, explicou Felipe Ericeira.
“O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, nossos residentes e associados, têm um histórico de colaboração com a Sectet em eventos nas pautas de inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia. Assim, em 2023 estamos entusiasmados em colaborar com a Sectet na popularização destes temas com a sociedade paraense”, frisou o diretor-presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites Reis
Após a reunião, a equipe esteve na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, localizada no complexo do parque, para reunião com o coordenador da escola, Andrey Rabelo, onde conversaram sobre a inclusão da unidade na programação.
Sobre o PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher.
Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.