O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realizaram na tarde desta quinta-feira, 21, reunião de esclarecimento da chamada de propostas para a Iniciativa Amazônia+10, que totaliza mais de R$ 50 milhões em investimentos.
O objetivo desta Chamada de Propostas é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
Projetos de pesquisa colaborativa voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na Amazônia serão estimulados.
Os estudos apoiados no âmbito desta iniciativa deverão avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, ou seja, desenvolvida conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar e promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo.
A participação de formuladores de políticas públicas e investidores públicos e privados será incentivada em todos os projetos.
Ao todo, 20 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à Chamada de Propostas. As diretrizes da FAPESPA podem ser conferidas aqui.
Eixos Prioritários
Serão recebidas propostas que apresentem pesquisa científica que contribua para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região, em três eixos:
I) Territórios como infraestrutura e logística que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar;
II) Povo da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; e
III) Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.
Cronograma
- Data limite para submissão das propostas: 10 de agosto de 2022;
- Divulgação do resultado: 11 de novembro de 2022.
A divulgação do resultado será feita pelo CONFAP (via site) e por todas as FAPs envolvidas via contato direto com os pesquisadores.
Informações
- Dúvidas gerais sobre a Chamada de Propostas nº 003/2022 e a Iniciativa Amazônia+10 podem ser esclarecidas pelo e-mail: chamadaamazonia10@gmail.com.
- Dúvidas específicas sobre os procedimentos e regras de elegibilidade de cada FAP podem ser esclarecidas com os contatos disponíveis no link.
Com informações da CONFAP.