Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Fapesp, Fapespa, Embrapa e Cemig visitam o PCT Guamá

Duas comitivas visitaram o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) para conhecer a estrutura e serviços do ecossistema.

Membros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) integraram o primeiro grupo, enquanto o segundo foi formado por representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Ambos foram recepcionados por Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, gestora do Parque.

Os residentes Microdata, Simetria, Inteceleri, Amazon Tech Solar e os laboratórios Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvacba), Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão (LEAT) e o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) foram visitados.

Para o diretor-presidente da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, o avanço do empreendedorismo e inovação na região Amazônica é inevitável quando instituições públicas e privadas se unem em torno de objetivos em comum. “Fico feliz com o que vi no Parque. Está mais robusto e composto por empresas e iniciativas científicas. Esta interface que o PCT faz entre a academia e o mercado é excepcional e fundamental para que o progresso visto aqui alcance mais locais e pessoas em toda a Amazônia”, comentou.

O presidente da Fapespa, Marcel Botelho, destacou que o PCT é um importante centro de desenvolvimento de soluções para dilemas que a sociedade possui em diferentes escalas de complexidade. “Visitar o Parque nos esclarece o quanto progredimos em pesquisa e desenvolvimento de alternativas para resolver problemas variados. Apoiar o estudo é fomentar o mercado que cria soluções para maior qualidade de vida. Entendemos como os editais beneficiam e podem beneficiar um ecossistema que agrega valor à sociedade em áreas como a bioeconomia, por exemplo”, disse.

Carlos Alberto de Sousa, diretor de prospecção da Cemig, elogiou as iniciativas vistas no PCT ao visitar o LEAT e o Ceamazon. “Ficamos impressionados com a estrutura e laboratórios. Há um enorme potencial de desenvolvimento de pesquisas e resultados a partir disso. Nós do setor elétrico estamos investindo em todas as regiões do Brasil e a região Norte tem apresentado o que procuramos”.

O ecossistema do PCT Guamá

Resultante da parceria entre o Governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Tem como principal objetivo, estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Situado entre os campi da UFPA e a UFRA em Belém, o PCT Guamá apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Centro de Inovação em Santarém

A Fundação Guamá, gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, iniciou no último dia 8 de julho uma parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) para a implantação, suporte técnico e financeiro do Centro de Inovação ACES Tapajós. 

Previsto para iniciar sua operação em 2023, o Centro de Inovação em Santarém é resultado do 17º Termo Aditivo ao Contrato de Gestão firmado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com a Fundação Guamá.

O projeto, que funcionará como uma unidade do PCT na região, prevê a finalização das obras do espaço, aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e promoção contínua de serviços técnicos especializados voltados à operacionalização de negócios e inovação, capacitação e certificação de empreendedores.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados